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5 Setembro, 2012

Como ser SMART a definir Objetivos

Objetivos. Metas. Qual a importância deles? Vivemos numa era um pouco obcecada com a definição de objetivos. Há a ideia generalizada de que para se ser bem sucedido, eficaz e produtivo é imperativo ter bem claro e definidos ao pormenor objetivos para todas as áreas da tua vida, a cada momento e contexto, verificados diariamente. Já soube de relatos de grandes executivos que definiram para os seus 15 dias de férias no Algarve (podiam não ser executivos assim tão grandes) dar três bons mergulhos por dia. E espreguiçarem-se com vigor cinco vezes.
É bem possível que estes relatos sejam mitos mas acredito que a definição de objetivos pode chegar ao exagero em alguns casos. Ter um plano da nossa vida rigoroso e pensado até ao último pormenor pode limitar a criatividade e sem dúvida retirar-nos a flexibilidade necessária para nos adaptarmos aos reveses que sempre acontecem assim como limitar a nossa capacidade de aproveitar oportunidades inesperadas. Mas, sem dúvida, de que não ter objetivos de todo é praticamente impossível – a vida é feita de sentido e ter metas a alcançar dá-nos esse sentido.
No processo de Coaching é muito importante ter e saber definir objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais, inclusivé relativamente ao nosso estilo e imagem – num processo de consultoria de imagem é fundamental clarificar onde estamos, como nos vemos e, a partir daí, aonde pretendemos chegar e como queremos parecer e nos queremos sentir.
Para que servem, então, os Objetivos?
Os objetivos são essenciais para termos uma orientação geral e um propósito de vida. E para quem tem por hábito navegar pela vida ao sabor do vento, adquirir uma conduta de orientação para os objectivos permite-nos transformar os nossos sonhos em realidade. Agir no sentido de fazer alguma coisa por aquilo que desejamos em vez de ficarmos à espera que aconteçam por magia. O foco nos objetivos permite-nos orientar para a solução em vez de nos concentramos no problema. O contrário, normalmente, de estabelecer objetivos e metas é ficar a remoer no problema. Focamo-nos no que está mal, errado, no que falta. Muitas vezes perdemo-nos na espiral de pensar no que aconteceu, como aconteceu, de quem foi a culpa, que só serve para nos entreter e afastar da possibilidade de fazer, de facto, alguma coisa.
Ao estabelecer objetivos muda-se a pergunta de “O que está errado?” para “O que é que eu quero e posso fazer?”. Uma vez que consigas definir o problema, o enfoque no objetivo que te permite superar a situação possibilita-te encontrar a solução, de forma estruturada.
Como definir Objetivos SMART
Se já sabes no que te queres focar podes aprender agora a estabelecer objectivos SMART que te irão incentivar e impulsionar a alcançar e cumprir o teu propósito de vida, a finalmente ficar em forma ou simplesmente a obteres algo que queres muito (podes incluir aqui aquela compra extravagante que tanto desejas).
O acrónimo S.M.A.R.T. significa que os objectivos devem ser Específicos (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Attainable), Realistas (Realistic) e Temporizáveis (Time). Vamos ver como cada ponto se traduz, de facto, na definição de objectivos:
 
ESPECÍFICOS – Tens que ser específico a definir o que queres. Evita formulações vagas como: “quero ser um profissional de sucesso”, “perder peso”, “ganhar mais dinheiro” ou “ser mais feliz”.
Lembra-te daqueles filmes ou piadas em que aparece o Génio da lâmpada depois de devidamente esfregada. O Génio concede invariavelmente três desejos. E não é raro vermos a insatisfação de quem pede o desejo depois de concedido. É que o génio, não sei se é por ser torcido ou dado ao humor, nunca percebe exactamente o pedido e é sempre bastante literal na interpretação. Uma pessoa que pede o maior e melhor carro que há é quase certo que leva com um tanque militar em cima da cabeça, se não houver maior.
Não é que os teus desejos te sejam concedidos por um Génio da Lâmpada mas ajuda-te a ti também seres o mais específico possível. O que quer dizer ser um profissional de sucesso? Em que área exactamente? A fazer o quê? O que irás ver e ouvir quando cumprires o objectivo? Imagina o que tem que acontecer para que possas dizer que atingiste o objectivo.
Relativamente a perder peso, perder 100gr já é perder peso. Podes dizer que atingiste o teu objectivo assim? Se não, especifica o que perder peso significa. Que peso queres atingir? Que número de roupa queres vestir? Que imagem queres ter? Como te queres sentir?
O mesmo se aplica ao dinheiro. Quanto é que queres ganhar exactamente?
E ser mais feliz? O que é que isso quer dizer? O que tem que acontecer para que sejas mais feliz?
Acho que já percebeste a ideia.
É também importante que os critérios que usas sejam significativos para ti e não resultado de expectativas de outras pessoas. Os objetivos devem ser importantes para ti e não para os outros. Eles podem definir os seus próprios objetivos.
Outro requisito na definição de objetivos específicos é que estes também devem ser positivos. Em vez de formulares a meta de “perder 5 quilos” deves antes focar-te em “atingir o peso saudável e indicado para mim de X quilos”. Assim como não deves focar-te em objetivos do género “deixar de não ter dinheiro para nada” e substituí-los antes por “ganhar um rendimento mensal confortável de X €”. Ao formulares os teus objetivos (principalmente se os escreveres) o teu cérebro vai continuar inconscientemente a trabalhar neles e a procurar o caminho para lá chegar. Por isso convém que a tua mente se foque no positivo, naquilo que queres, em vez de se focar naquilo que não queres.
MENSURÁVEIS – Como é que vais saber que atingiste o teu objetivo? Uma vez que definas um objetivo específico deve estar implícito a forma que irás usar para verificar se o atingiste, principalmente se respondeste à pergunta “O que precisa de acontecer para saber que o atingiste?” Se for o caso do peso, usarás uma balança. Teres um aumento no rendimento de X podes usar o saldo da tua conta bancária para o verificar. Por exemplo, para saber se tens um blogue de sucesso com 1000 visitas diárias usas as estatísticas do blogue para o verificar. Se nesta altura não sabes como irás verificar o teu objetivo significa que ele não é específico o suficiente. Volta a reformulá-lo.
ALCANÇÁVEIS – A menos que o teu objetivo seja viajar no tempo ou ter um encontro de 3º grau com um visitante alienígena penso que não deve ser dado tanto ênfase a este ponto (mesmo estes dois objetivos não digo que sejam inalcançáveis, isto nunca se sabe). Quanto mais ambiciosos  e fantásticos forem os objetivos maior motivação te trazem para os atingir. Mesmo que não saibas se é possível atingires essa meta. Queres começar um blogue que te dê rendimento mais que suficiente num ano e não tens experiência em blogues? Queres escrever um bestseller que faça concorrência ao José Rodrigues dos Santos e nunca escreveste um bestseller? É impossível fazer isto? Há quem já o tenha feito, por isso, nada é impossível. Só se tentares é que sabes. Mas certifica-te de que tens as capacidades, os recursos e a flexibilidade necessários para atingires aquilo que empreenderes. As expectativas demasiado elevadas podem ser um duro golpe na tua motivação. Mas se tiveres jogo de cintura para conseguires adaptar o teu plano e estiveres disposto aos sacrifícios que forem necessários, força nisso.
 
REALISTAS – Como o ponto anterior este também é subjetivo. O que é realista para mim pode não ser para ti. Com o entusiasmo e motivação ao máximo pode ser possível um sexagenário correr a maratona em tempo recorde ou tu abrires o teu negócio que te permitirá obter um rendimento bruto de 100.000€ anual em menos de cinco anos. É como já foi referido, se já alguém o conseguiu, não há nada que impeça que não consigas também. Mais uma vez certifica-te se tens as condições necessárias, se estás disposto a fazer tudo pelo teu objetivo e aconselha-te com quem já tenha feito o que queres atingir. Procura o exemplo de quem foi bem sucedido, não precisas de inventar a roda.
TEMPORIZÁVEIS – Este ponto refere-se à definição de um prazo definido, altura em que irás medir se atingiste o objetivo a que te propuseste. Este ponto é ambíguo. Se por um lado ajuda a fixar um compromisso com o objectivo, sem protelar indefinidamente, por outro lado, podemos sentir-nos desapontados se fracassámos no cumprimento da data do objetivo. Uma vez que quando definimos objetivos muitas vezes não sabemos exactamente como os iremos atingir, ou envolve outras pessoas que não podemos controlar, ou porque vamos ajustando o plano ao longo do tempo à medida que verificamos o que resulta ou não, pode tornar-se contraproducente estabelecer uma data definida.
Por exemplo, definir “Pesar 55 quilos até 1 de Janeiro” ou “lançar o site do meu negócio até 15 de Janeiro”. Se na data estipulada não atingimos o que nos propusemos, porque até aumentámos de peso ou o site não ficou pronto a tempo, podemos sentir que falhámos redondamente e até desistir do objetivo, e  nunca mais voltar a tentar. Se em vez disso definires como prazo “quando tiver alcançado o que me propus” ganhas assim uma maior flexibilidade que te permite ir adaptando ao longo do tempo a tua estratégia.
Por exemplo, como queres atingir 55 quilos experimentas cortar nos doces. Vês, passadas duas semanas, que perdes peso mas não tanto como gostarias. Decides aí passar também a correr meia hora três vezes por semana. Se vires, então, que o que estás a fazer ainda não funciona como queres tens a liberdade de experimentar mais uma vez algo de novo, certamente terás resultados diferentes e melhores ao ires ajustando o plano à medida do que funciona para ti. Desta forma atingirás sempre o teu objectivo, mais depressa ou mais devagar, mas sem fracasso. Pois só há fracasso se desistires.
 
E vocês, já definiram os vossos objetivos? Aproveitem o fim do verão e o recomeço associado a setembro e definam os vossos objectivos SMART das várias áreas da vida (pessoal, profissional, família, relacionamentos, saúde, lazer…). And Make It Work! 🙂
 
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6 Comments

  1. Inspiração Inesperada 6 Setembro, 2012
    Reply←

    Post muito inspirador, muito smart 😉

    • lookaday 6 Setembro, 2012
      Reply←

      Thanks! 😉

  2. Blanche Cérise 26 Outubro, 2013
    Reply←

    Acho que estou fã destas tuas dicas. Já conhecia o conceito Smart, mas nunca tinha pensado nisso muito a sério, mas acho que desta é que é! Quero perder peso (10kg, pelo menos) até fevereiro e não me parece nada impossível 🙂

    Beijos e obrigada pela inspiração!

    • lookaday 26 Outubro, 2013
      Reply←

      Olá Blanche Cérise! Obrigada, fica fã à vontade! 😉 E para seguires o conceito SMART, o teu objetivo não será perder 10kg mas sim atingir o peso X – sempre formulado na positiva! 😉 E uma vez que também já tens um prazo e com certeza um plano não será impossível de todo! 🙂 Força!

      Beijinhos e obrigada eu!

  3. Alexandre Gameiro 22 Maio, 2016
    Reply←

    Olá, Anita,

    fiz uma série de posts em meu blog com links essenciais sobre Planejamento Estratégico, Projetos e Processos. Gostei tanto desse texto seu que não tive dúvidas quanto a incluir link para ele na seção sobre objetivos.

    Caso tenha curiosidade, os post onde você está linkada é http://www.suntzulives.com/2016/04/57-links-essenciais-para-entender-planejamento-estrategico.html

    Os demais posts são:

    – http://www.suntzulives.com/2016/04/188-links-essenciais-para-entender-gerenciamento-de-projeto-pmbok.html
    – http://www.suntzulives.com/2016/05/80-links-essenciais-para-entender-gestao-de-processos-bpm-cbok.html

    Parabéns pela qualidade e continue nesse caminho.

    Grande abraço!

    • lookaday 22 Maio, 2016
      Reply←

      Olá Alexandre, muito obrigada pela referência e por ter gostado do blog. 🙂 Parabéns também pelo blog, é bem interessante, continuação de bom trabalho. ***

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ANITA SILVESTRE


\\\ COACH & CONSULTORA DE IMAGEM \\\ Espera ajudar mulheres a sentirem-se menos sozinhas na sua sensação de estranheza, nas suas inseguranças, e a reconhecerem o seu valor - a ganharem mais amor próprio e autoconsciência - enquanto mudam de estilo & vida sendo mais autênticas, não apesar, mas devido a toda a sua diferença. O objetivo é ajudá-las a conhecerem-se melhor, a sentirem-se bem na sua pele e a reconstruírem a sua identidade, pessoal e visual, de dentro para fora. Quer guiá-las no processo de mudança a descobrirem o que as identifica e entusiasma, a comunicarem a sua marca pessoal com confiança, a saberem o que é melhor para si e como o alcançarem com foco no essencial, menos que é mais - mais criatividade, mais conexão - num estilo & vida mesmo à sua medida e ritmo. Descomplicado, assim.
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