‘Sucesso é gostares de ti próprio, gostares do que fazes e gostares da forma como o fazes.’ Se esta for mesmo a definição de sucesso então o meu está garantido! E não podia ficar mais feliz com isso! 🙂 Acontece que a definição de sucesso do resto do mundo não é essa. Passa, regra geral, por ter muito dinheiro, muitas coisas, um carro topo de gama, uma mega televisão, estatuto social e profissional que passa por um cargo elevado com direito a carro, telemóvel e todas as mordomias, ter fama, ser conhecida. Se assim for, muito poucos de nós poderão alguma vez dizer que são pessoas de sucesso. E isso é triste.
Ainda há pouco tempo alguém me dizia a propósito aqui da LOOK A DAY, do meu projeto profissional: ‘Ainda vais aparecer na televisão e ter muito sucesso!’. Claramente a pessoa tem a noção de sucesso geral que descrevi atrás. Eu acho que nem agradeci porque fiquei a pensar. ‘Então, só se eu aparecer na televisão é que posso dizer que tenho sucesso?! E se eu nunca aparecer na televisão, nunca serei bem sucedida??’ Pensei um bocado e talvez porque já tivesse visto algures esta frase da senhora Maya Angelou, respondi que já considerava que tinha sucesso. Faço o que gosto, da maneira que gosto, já cumpri alguns objetivos e até superei algumas expetativas, posso ajudar as pessoas e marcá-las de alguma forma a fazer coisas que me dão prazer e tenho o estilo de vida que sempre desejei.
Ok, aparecer na televisão seria um muito bom veículo de comunicação e de chegar a mais gente, para além de que sempre disse que ir ao programa do Goucha seria o meu pico de carreira :), mas não ter a tal ‘fama’ e riqueza que toda a gente espera e associa a uma vida mesmo bem sucedida invalida alguém de se considerar uma pessoa de sucesso?? Não me parece.
Não podia concordar mais com a miss Maya, até porque neste meu processo profissional aprendi a ter mais auto-confiança o que me que leva a gostar mais de mim, a cada dia que passa. E se gostarmos de nós como somos e formos sempre fiéis a nós próprios e ao que gostamos, então não precisamos de absolutamente mais nada, nem ninguém, e muito menos de pressões de ideias de sucesso que não fazem sentido.
E vocês, são pessoas de sucesso? 🙂

De facto, fazer aquilo que realmente gostamos, é uma grande vitória… eu para lá caminho 😉
;D ***