ANITA SILVESTRE
  • BLOG
  • SOBRE
    • ANITA SILVESTRE
    • O BLOG
    • SOBRE MIM
  • SERVIÇOS – LIFE & STYLE COACHING
    • SESSÕES/PROCESSOS DE COACHING
    • SERVIÇOS DE CONSULTORIA DE IMAGEM
    • ANÁLISE DE ESTILO/CLOSET ONLINE
    • TOTAL NEW LOOK
    • TOTAL NEW YOU
    • CLOSET NEW LOOK
    • PERSONAL SHOPPING
    • VOUCHER DE OFERTA
  • TESTEMUNHOS
  • FORMAÇÃO
    • CURSO STYLE YOURSELF
    • CURSO COACH YOURSELF
    • PALESTRAS/EMPRESAS
  • CONTACTOS
  • BLOG
  • SOBRE
    • ANITA SILVESTRE
    • O BLOG
    • SOBRE MIM
  • SERVIÇOS – LIFE & STYLE COACHING
    • SESSÕES/PROCESSOS DE COACHING
    • SERVIÇOS DE CONSULTORIA DE IMAGEM
    • ANÁLISE DE ESTILO/CLOSET ONLINE
    • TOTAL NEW LOOK
    • TOTAL NEW YOU
    • CLOSET NEW LOOK
    • PERSONAL SHOPPING
    • VOUCHER DE OFERTA
  • TESTEMUNHOS
  • FORMAÇÃO
    • CURSO STYLE YOURSELF
    • CURSO COACH YOURSELF
    • PALESTRAS/EMPRESAS
  • CONTACTOS
27 Março, 2013

Como as nossas Crenças nos Limitam e Impedem de Mudar e Alcançar Objetivos

 

Qual o maior impedimento que existe a quem quer fazer alguma mudança ou atingir um objetivo? O que é que te impede a ti, que estás insatisfeita com o teu atual trabalho, de sair e fazer aquilo de que realmente gostas? O que te trava de emagrecer aqueles quilos que já estão a mais há muito tempo? O que te está a impedir de encontrar alguém com quem possas ter uma relação feliz? Provavelmente estás a pensar que não consegues ter o dinheiro necessário para investir num negócio próprio, ou que não tens a autodisciplina fundamental para seguir uma dieta ou que nunca irás encontrar um homem de jeito e que as relações falhadas são só o que te está destinado. Pois…sabes uma coisa? Estas razões não são impedimentos reais a que possas mudar de vida ou atingir as tuas metas. O que na grande maioria das vezes impede e trava as pessoas de seguirem os sonhos e fazerem alguma coisa por isso são elas mesmas e as respectivas mentes que apesar de muito úteis gostam de atrapalhar, às vezes.


 

O que são Crenças?
Razões e justificações como estas atrás que dizemos a nós mesmos são o que se chama de Crenças. São pensamentos habituais que julgamos como verdades absolutas e que geralmente nem sequer pomos em causa. São ideias pré-concebidas que vamos adquirindo ao longo da vida, fruto da educação, de aculturação, socialização e experiências únicas que temos tendência para generalizar. Muito provavelmente temos crenças que são reprodução das coisas que ouvíamos os nossos pais dizer. Coisas como “Há que trabalhar no duro para ter muito dinheiro” ou “A vida não é fácil, tem que se sofrer para ter uma boa vida” entre muitas outras grandes verdades que fomos ouvindo sem questionar. E é com base nestas “verdades” que pautamos a nossa vida, muitas vezes contrariando aquilo que realmente desejaríamos para nós, mas nem nos apercebemos porque naturalmente não nos questionamos sobre os nossos dados adquiridos.
As crenças são pressuposições, estimativas da realidade e não a realidade. Apesar de as considerarmos factos elas não são factos. São aquilo que forma os nossos modelos mentais. Temos crenças para tudo: sobre nós, sobre aquilo de que somos capazes, sobre os outros, sobre os nossos relacionamentos, sobre o nosso trabalho, sobre o que é possível, etc. Consideramo-las leis imutáveis e a verdade é que não são leis nem regras e muito menos imutáveis. É possível identificar e ressignificar as nossas crenças de modo a torná-las em afirmações mais próximas da realidade e que não nos limitem, por isso, convém que sejam positivas e motivadoras. As crenças positivas dão-nos possibilidades e todo um novo mundo para explorar.Crenças Limitadoras

Apesar de termos a nossa mente povoada de crenças positivas e motivadoras que nos dão confiança em muito aspectos da nossa vida, também temos as crenças opostas, negativas e limitadoras da nossa acção pois privam-nos de confiança e excluem-nos hipóteses. Por exemplo, se acreditas que não és uma pessoas muito sociável, é possível que ajas no sentido de comprovar essa tua crença. Provavelmente evitas sair muito de casa e estar rodeada de pessoas. Se também acreditas que és preguiçosa e pouco disciplinada vais reparar em todos os momentos de ócio a que cedes e em todas as tarefas que era suposto fazeres hoje e ainda nem sequer começaste. Isso só comprova a tua tese não é? Mas ninguém é pouco disciplinado em tudo e por isso não tomaste nota dos outros momentos todos em que te dedicaste e superaste a preguiça. Acho que já percebeste a ideia.

Segue agora uma lista de crenças limitadoras comuns relativamente a mudar de vida, dar o salto para uma carreira ou actividade mais compensadora, a título de exemplo. Provavelmente identificas-te com muitas delas:

– O Trabalho não deve ser agradável, por isso é que se chama Trabalho.
– Tenho que trabalhar muitas horas extra no início da Carreira para poder ser alguém no futuro.
– Abrir um negócio próprio dá muito trabalho e muitas chatices.
– Trabalhar por conta própria não é seguro.
– Se abandonar a minha carreira actual para fazer o que gosto, depois se quiser voltar, já não é possível.
– Sou muito velho para mudar de vida.
– Sou muito velho para arranjar outro emprego, ninguém me irá contratar.
– Sou muito novo para fazer o que quero.
– Não tenho experiência suficiente para abrir um negócio próprio.
– Preciso de trabalhar muitos anos na minha área para poder abrir o meu negócio.
– Ter muitas experiências no currículo prejudica-me na procura de trabalho.
– Não é possível ganhar dinheiro a fazer o que gosto.
– Ninguém vai comprar o meu produto.
– Ninguém vai requisitar os meus serviços.
– Não é possível iniciar um negócio sem dinheiro.
– Não sou capaz de ter o meu negócio.
– Não sou criativo, não tenho ideia nenhuma para um negócio.
– Não tenho jeito para nada.
– Tenho que me aguentar neste trabalho porque preciso do dinheiro.
– Há muita gente infeliz no trabalho, não sou o único.

E haveria muitas mais! Revês-te em alguma destas crenças? Em várias? E deves ter acenado afirmativamente ao ler muitas destas frases em sinal de concordância porque te esqueceste de que as crenças não são factos e são apenas pressuposições da realidade. É possível que assim seja mas também é muito possível que não seja nada disso.

Por exemplo, relativamente à crença “Trabalhar por conta própria não é seguro”. Não é seguro comparativamente com o quê? O que significa segurança para ti? Possivelmente é diferente do que significa para mim. E “Não tenho experiência suficiente para abrir um negócio próprio”. Quanto é a experiência suficiente? Quantos exemplos tu conheces de jovens muito jovens que iniciaram o seu negócio e tiveram sucesso? É só olhar para a história de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook. E poderíamos aqui rebater cada uma das anteriores crenças. A isto chama-se Ressignificar. E é algo que se pode aplicar a qualquer outra crença que tenhamos sobre nós mesmas, o nosso valor, as relações, etc.


Ressignificação de Crenças 

Nós atribuímos um sentido a tudo o que vemos, ouvimos e sentimos. E cada pessoa perante a mesma situação atribui um sentido diferente, certo? Isto porque a informação não existe por si mesma, ela tem que ser entendida mediante um contexto. A experiência não tem significado, ela apenas é.  Damos-lhe um significado de acordo com as nossas crenças, valores, preocupações, o que gostamos e o que não gostamos. Toda a experiência precisa, então, de um contexto para ter significado. E é de acordo com esse contexto que cada um aplica uma moldura e lhe dá um sentido. Quando contamos um episódio que nos aconteceu nós colocamos a nossa moldura e é assim que o apresentamos e é assim que queremos que o outro perceba a nossa história. E fazemos isto todos os dias com os outros. Condicionamos a mente do nosso interlocutor com as nossas molduras e estruturas.

Isto significa que se mudarmos a moldura – a forma como interpretamos dado acontecimento – mudamos a experiência.

 

A ressignificação usa a linguagem para mudar a maneira como uma pessoa percebe um acontecimento. Ela muda o contexto e, assim, muda o significado. Quando o significado muda, as respostas e comportamentos da pessoa também vão mudar. Quando ressignificamos enfatizamos um significado à custa de outro. A ressignificação permite ver as palavras de forma diferente e isso muda o significado. 
Identifica uma Crença e Ressignifica!
A perspectiva por que vês o mundo pode estar a limitar-te sem te aperceberes. O primeiro passo é identificares as tuas crenças. Não é fácil, são verdades absolutas para nós. Mas experimenta ficar atento a pensamentos em que uses imperativos: “Tenho…”, “Devo…”, e a frases absolutistas como “Não é possível…”, “Toda a gente…”. Normalmente por detrás destes exemplos escondem-se sempre crenças.
Assim que detetares uma crença pergunta-te o que ganhas com ela. Aí encontras os teus valores. Depois pensa no que gostarias de acreditar que não te limitasse e respeitasse à mesma os teus valores.
Um exemplo: “Ter muitas experiências no currículo prejudica-me na procura de trabalho.” O que é que alguém ganha em pensar assim? Pode ser uma forma de protecção quanto a uma possível rejeição. Uma justificação para nem sequer tentar e assim não ter hipótese de falhar. A ressignificação poderia ser: “Ter muitas experiências no meu currículo dá-me um perfil multifacetado de alguém que é capaz de se adaptar a vários meios e que procura sempre novas experiências mais enriquecedoras, revelando curiosidade e proactividade essenciais a qualquer emprego.” Esta nova crença é positiva e confere motivação para abordar com confiança um novo possível empregador em vez de limitar a abordagem numa entrevista ou mesmo no acto de candidatura.

 

E tu, quais são as tuas crenças? Quais são os teus medos? Está atento às tuas crenças limitadoras e ressignifica-as. Lembra-te de que a realidade é aquilo em que acreditas. 😉
afirmações positivas coaching coaching feminino crenças fazer o que se gosta medos Mudar de Vida relacionamentos relações ressignificar crenças
Previous Story5 razões para se apostar numa boa lingerie
Next StoryO que é a Consultoria de Imagem e como se processa a mudança total LOOK A DAY

Related Articles

  • restart
    LIFE | Testemunho Processo de Coaching: “Contactei a Anita para um processo de life coaching.... Foi a melhor decisão dos últimos tempos!”
    View Details
  • confidence quote
    LIFE | Testemunho Processo de Coaching: “A Anita é alguém com quem é fácil conversar, de um pragmatismo notável”
    View Details

7 Comments

  1. Analog Girl 27 Março, 2013
    Reply←

    Excelente post. Eu bem que luto com algumas dessas crenças que mencionas, aquelas que dizem que "ninguém vai comprar o meu produto", "não sou criativa suficiente para ter um negócio próprio", e ainda aquelas inseguranças do "não sei se sou capaz, se tenho talento suficiente para isso".
    Enfim, já ando a fazer coaching para superar os entraves e suprimir esses pensamentos negativos.
    Hei-de vir reler este post algumas vezes para não me esquecer. 🙂

    • lookaday 28 Março, 2013
      Reply←

      Obrigada!! 😉 E acho ótimo que andes a ser seguida por um coach, é mesmo muito útil! Adoro ver as mudanças positivas nas minhas clientes e ao fazer, é engraçado, que aprendo tanto que acaba por se aplicar em mim! 🙂 De certeza que com a consciência e prática serás capaz de ressignificar essas crenças para algo que não te limite! 😉

      Leva contigo e volta sempre que hão-de vir mais posts nestas temáticas todas as semanas! 😉 ***

  2. Tsuri 27 Março, 2013
    Reply←

    Concordo plenamente! E acredito tanto nas coisas que me convenço de que sou capaz de tudo! Sou uma sonhadora/lutadora e julgo que o optimismo é sempre uma mais valia e é meio caminho andado.
    Beijinho

    • lookaday 28 Março, 2013
      Reply←

      Que bom Tsuri! Acreditar que se é capaz de tudo é das melhores crenças que se pode ter, muito poderosa mesmo, nunca a percas! 😉 Também concordo a 100% que uma mente optimista facilita imenso! ***

  3. Inspiração Inesperada 28 Março, 2013
    Reply←

    Post 5 estrelas! Excelente dose de motivação pessoal 🙂

    • lookaday 28 Março, 2013
      Reply←

      Obrigada!! 😀 ***

  4. Naná 15 Maio, 2013
    Reply←

    Gostei imenso.
    Tenho algumas (sérias) dúvidas acerca da forma como todos estes magníficos itens resistem à colisão brutal com a realidade portuguesa.
    Eventualmente com recurso à Nossa Senhora de Fátima.
    🙂

Leave your comment Cancel Reply

(will not be shared)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ANITA SILVESTRE


\\\ COACH & CONSULTORA DE IMAGEM \\\ Espera ajudar mulheres a sentirem-se menos sozinhas na sua sensação de estranheza, nas suas inseguranças, e a reconhecerem o seu valor - a ganharem mais amor próprio e autoconsciência - enquanto mudam de estilo & vida sendo mais autênticas, não apesar, mas devido a toda a sua diferença. O objetivo é ajudá-las a conhecerem-se melhor, a sentirem-se bem na sua pele e a reconstruírem a sua identidade, pessoal e visual, de dentro para fora. Quer guiá-las no processo de mudança a descobrirem o que as identifica e entusiasma, a comunicarem a sua marca pessoal com confiança, a saberem o que é melhor para si e como o alcançarem com foco no essencial, menos que é mais - mais criatividade, mais conexão - num estilo, pessoal e de vida, mesmo à sua medida e ritmo. Descomplicado, assim.
LER MAIS
        

Posts mais lidos

  • FINDYOURSELF
    LOOK IN | A Vida e a Carreira, por Oprah Winfrey
  • kim_kardashian_bikini_pictures_1
    [LOOK DO DIA] Qual o Biquíni e Fato-de-Banho ideal para mim? Dicas para Rabo Grande e Rabo Achatado
  • domingo1
    Dos domingos de manhã. Sim, eles existem.
  • jumpsuit 1
    Trends | Jumpsuit ou Macacão – como usar
  • arena2
    O 2º Quick Makeover no Arena Shopping foi assim

ARQUIVO

Etiquetas

auto-confiança auto-conhecimento auto-estima Auto Ajuda do Dia biótipos branding pessoal capsule wardrobe carreira closet closet detox Closet New Look coaching coaching feminino coach yourself compras no armário consultoria de estilo consultoria de imagem desenvolvimento pessoal dicas dicas como vestir empreendedorismo estilo estilo pessoal fazer o que se gosta guarda-roupa guarda-roupa low cost inspiração life coaching look look a day LOOK A DAY image consulting and coaching look do dia marca pessoal minimalismo mudança mudança de imagem objetivos Personal Shopping relacionamentos simply the boss style coaching Style Yourself tendências testemunho Total New Look

footer-logo
© 2011-2023 Copyright Anita Silvestre

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish.Accept Read More
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR