Cada vez mais tenho vindo a ganhar uma enorme curiosidade e interesse pelo estilo de vida minimalista ou a chamada vida simples. A ideia é livrar-mo-nos do excesso e focar no essencial – em todas as áreas da vida. Seja no guarda-roupa, na nossa lista de objetivos, na decoração da casa ou até na lista de ‘amigos’. É seguir à risca o lema de menos é mais e enfrentar o mundo nessa perspetiva.
Minimizar aquilo que temos, aquilo que consumimos e as nossas obrigações só tem vantagens, pois a principal é a de nos abrir espaço para nos focarmos no que realmente interessa e nos faz felizes. Parece ótimo e é, mas não é fácil. Para conseguirmos seguir um estilo de vida minimal há muitas escolhas a terem que ser feitas, muitas marés para contrariar, é preciso ter força de vontade e uma grande dose de discernimento e de auto-conhecimento. Quem diria que ter menos e ser menos é mais difícil que ter mais?
Mas apesar de ser altamente desafiante, o minimalismo e a vida simples tem inúmeras vantagens, como as 15 da lista que aqui vos deixo:
- Mais espaço mental disponível – temos menos coisas com que nos preocuparmos quando reduzimos ao essencial;
- Mais espaço físico disponível – até um T1 parece uma vivenda quando nos livramos da imensa tralha que se vai acumulando sabe-se lá por que razão!
- Mais tempo – a queixa principal dos tempos atuais vem do facto de termos demais e querermos demais;
- Foco no essencial – somos mais produtivas e há mais probabilidade de alcançarmos em menos tempo o que verdadeiramente desejamos;
- Mais liberdade e flexibilidade – uma agenda mais livre e minimal dá-nos espaço de manobra;
- Mais dinheiro na carteira e uma poupança maior – será que precisamos mesmo de comprar roupa todos os meses??
- Mais bem-estar – menos coisas e compromissos = menos stress!
- Mais saúde – menos stress = menos doenças!
- Menos para limpar – há lá coisa melhor? 🙂
- Melhor capacidade para dizer NÃO – ao terem que ser feitas mais escolhas diariamente treinamos a nossa capacidade de decisão e de dizer que não, que é, muitas vezes, mais importante que dizer SIM;
- Mais rapidez na escolha – com o treino em decisão e ouvindo a nossa intuição, torna-se mais fácil fazer escolhas;
- Menor pegada ecológica – quando temos menos, consumimos menos e contribuímos menos para a destruição do planeta;
- Maior consciência ambiental e de consumo – ganha-se maior capacidade crítica sobre o mundo e a sociedade de consumo em que vivemos – será que ‘precisamos’ assim de tanta coisa?
- Maior controlo emocional – quando nos focamos no essencial a ansiedade também diminui;
- Retiramos maior prazer nas tarefas que realizamos e do tempo que utilizamos.

0 Comments