Em grande parte dos casos de coaching que tenho atendido o propósito é trabalhar a gestão do tempo. Mulher que é mulher domina as skills do multitasking e acaba por fazer tudo ao mesmo tempo o que pode muito bem resultar em deixar algo escapar e não se focar em nada. Ou acabar por se dedicar a uma área mais do que a outras, como trabalhar muitas horas e sentir que descura o cuidado de si própria e da família, com consequente sentimento de culpa em cima. Gostaria de saber se aos homens também lhes acontece isso ou se é exclusivo da condição feminina… 😉 Bom, mas qual é o objetivo então? Encontrar um melhor equilíbrio do tempo que se dedica ao trabalho e à vida pessoal, porque, como se sabe, é no equilíbrio que está a virtude. É no meio, mas no equilíbrio também soa bem.
Há geralmente a sensação que não se tem tempo para tudo, que ele se nos escapa por de entre os dedos, que se perde tempo. Ora, isto não é mais do que um incorreto aproveitamento das 24 horas que temos ao nosso dispor. Como diz a citação de cima, não se trata de ter tempo, mas de criar tempo. E como é que se faz isso? Dedicando tempo ao assunto, está claro! 🙂
Comecem por analisar onde gastam o vosso tempo atualmente. Seja em modo de gráfico todo bonitinho com cores e tudo ou um simples diário escrito de quantas horas gastam em quê, e façam essa análise por uns dias, uma semana. O mais pormenorizado possível. Como um diário alimentar. No final desse período chegaram a uma conclusão. Já sabem quantas horas é que passam no trânsito e quantas dedicam ao amigo facebook, etc.
Agora pensem: como seria o dia ideal? O que é que eu gostava de fazer ou onde dedicar mais do meu tempo e que não está a acontecer no momento? Pode ser fazer algum tipo de atividade física, brincar com o filho, fazer planos a dois com o namorado, fazer uma massagem ou começar um negócio próprio. Sim, isto tudo considerando que se tem um emprego a full time. Então, como é que podem incorporar as restantes áreas da vossa vida no calendário da semana? Ai o trabalho acumula-se sempre e nunca conseguem sair a horas? Como é que podem organizar melhor o vosso dia de trabalho para que isso não aconteça? Onde podem inserir a atividade física? Acordando mais cedo? Ao final do dia, 3 vezes por semana? E uma hora todas as noites a trabalhar no vosso projeto é exequível? Daqui a uns 3 meses já viram o que podem ter feito? Quais são os meios de gestão de tempo e de organização pessoal que usam? Não usam nenhum? Pois, assim fica mais fácil de esquecer o resto das coisas que não são ‘obrigatórias’… Será que ajuda usar agenda? A do telemóvel basta? E fazer um calendário e colar na porta do frigorífico? E como vão resistir às distrações e ladrões de tempo? As redes sociais, telefonemas e colegas conversadores podem ser um verdadeiro desafio… No fundo, encontrem as vossas respostas – qual a melhor maneira de gastarem o vosso tempo e quais as melhores estratégias para o dominarem.
A vida é mesmo feita de equilíbrio e para isso temos que nos dedicar tempo também e ´perder’ tempo a arrumar a cabeça, as prioridades, a tomar decisões e a encontrar as estratégias que nos permitam ter o dia-a-dia ideal – aquele que nós controlamos e não onde acabamos por sentir que vamos na onda das obrigações sem poder de escolha.
Fiquem com este TED Talk justamente sobre a importância de integrar todos os aspetos da vida, profissional e pessoal, na rotina diária para o aumento da qualidade de vida e das relações. 🙂

0 Comments