
O Observador veio cá a casa fotografar o meu armário provisório, aqui em cima, como podem ver, e falar comigo sobre os chamados Capsule Wardrobes, conceito sobre o qual já tenho falado muito por aqui e que, justamente, abordo no workshop de gestão e construção do meu próprio Armário Cápsula.
Eu própria sou fã do conceito, mesmo antes de ele ser tendência, já que sempre vivi com pouca roupa nem sou assim muito dada ao consumismo. Aqui, também, já vos tinha falado do meu próprio Charriot Capsule Wardrobe e de como é viver com um armário limitado. Parece um suplício mas é bem o contrário e, justamente, neste artigo do Observador explico as vantagens de se fazer um detox ao guarda-roupa e viver com menos, mas mais satisfação, no nosso estilo pessoal! 🙂
Podem ler o artigo da querida jornalista Helena, que tão bem compôs o assunto, aqui, mas como sou uma fofura, deixo-vos a peça na íntegra, aqui em baixo. 😉
Roupeiro cápsula. Conseguiria viver apenas com 30 peças de roupa?
É a regra dos 80/20: afinal, parece que só usamos 20% do que temos. Do detox ao minimalismo, ter menos roupa pode mesmo mudar a nossa vida. Está pronta para experimentar o roupeiro cápsula?

O que é um roupeiro cápsula?
Como escolher as peças para um roupeiro cápsula?
- Esvazie o seu roupeiro na totalidade. A partir daqui separe todas as suas roupas por várias categorias: aquilo que realmente adora e quer usar neste exato momento, aquilo que talvez goste (porque tem algum valor sentimental, por exemplo) e aquilo que já não faz sentido e facilmente doaria ou trocaria com uma amiga. De fora ficam as peças sazonais como um casaco de inverno que só entra no roupeiro de inverno.
- Coloque as peças de que realmente gosta novamente no armário. Essas são as que vão fazer parte do seu novo roupeiro.
- Aquelas de que tem dúvidas porque não sabe se lhe ficam assim tão bem, que não consegue largar porque foram caras ou porque têm valor sentimental, guarde-as num sítio (numa caixa, na arrecadação, no sótão…) para mais tarde pensar nisso. Não se desfaz delas mas também não ficam a acumular no roupeiro. Se ao longo dos meses não se lembrar delas nem tiver vontade de as usar, está pronta para as colocar nas peças que já não fazem sentido e dizer-lhes adeus no final da estação.
- Depois de ver o que tem no roupeiro e as peças “essenciais” que guardou,pense na regra do “3-3-3” para ver se tem tudo aquilo de que precisa. Esta regra aplica-se a tudo. Sapatos? 3 rasos, 3 saltos altos, 3 botas. Roupa de baixo? 3 calças, 3 calções e 3 saias. Roupa de cima? 3 tops, 3 camisas, 3 camisolas.
How to create a minimalist wardrobe with under 30 items. Fall Capsule Wardrobe & free … – http://goo.gl/CkQVZs
Como é que um roupeiro cápsula pode melhorar a nossa vida?
“As mulheres querem basicamente conjuntos que as façam sentir bem e têm cada vez mais interesse neste conceito dos roupeiros cápsulas. Não sei é se estão preparadas para abdicar das compras emocionais que acabam sempre no fundo do roupeiro.”
3 razões para não ter um armário sobrelotado
- Mais espaço físico e mental. As pessoas não usam a sua roupa toda porque está tudo escondido em gavetas e amontoado no roupeiro. É como o amor — olhos que não veem, coração que não sente. Com um roupeiro cápsula, fica tudo à vista. Além disso, ter mais roupa não significa vestir melhor. Com menos peças, a criatividade vai ser maior.
- Poupança de tempo e energia. Menos lavagens, menos arrumações, menos passagens a ferro, menos energia gasta a escolher de manhã o que vestir. E mais dinheiro, claro.
- Maior organização e bem-estar. Vai poder ter uma peça por cabide, organizadas por tipos e dar uma maior leveza ao seu espaço. Além disso, como só vai ter peças de que realmente gosta, não vão existir aqueles dias em que parece que nada veste bem.
Capsule wardrobe styling. Looks from my recent monochrome capsule wardrobe style ideas vid… http://ift.tt/29orVGr
Se precisar de inspiração…
- O Project 333 ajuda a iniciar, pela primeira vez, o projecto 333 — 33 peças de roupa durante três meses. Depois, muda a estação e pode-se acrescentar mais cinco peças para reciclar outras cinco.
- O Un-Fancy é um blogue exclusivamente dedicado à tendência minimalista e onde encontra inúmeras sugestões e formas de tirar partido da sua roupa, planeadores de roupeiros cápsulas que pode fazer download e até uma app para mudar a sua vida em três meses.
- O Um Ano Sem Zara começou como um desafio da autora em estar um ano inteiro sem comprar uma peça de roupa. Hoje é um dos maiores blogues brasileiros e uma ode ao minimalismo. Aqui encontra sugestões de como usar todo o tipo de peças em diversos looks sem cair no enfadonho.
- O mote do Into Mind é “buy less, choose well and make it last” e é um blogue inspiracional. A autora acabou de lançar um livro “The Curated Closet” para se viver melhor com menos roupa.

Olá Ana, gostei muito do artigo e acho que seria interessante mostrares quais as peças que possui o teu roupeiro e alguns conjuntos que fazes com elas.
Sinceramente as opções que vejo muitas vezes sugeridas em alguns blogs que abordam o tema deixam muito a desejar, pois parecem-me ficar muito longe do que se usa normalmente no dia-a-dia.
Obrigada desde já pelas partilhas,
Um beijinho
Olá Tânia, obrigada e agradeço a sugestão! 🙂 Em breve, devo fazer algo do género, não com o meu, mas com um closet alheio. 😉 No entanto, o guarda-roupa é sempre muito pessoal e individual, logo, os conjuntos a fazer em cada armário cápsula serão sempre diferentes e adequados à vida e personalidade de quem o veste. Sugiro, por isso, que procure inspirações de conjugações para as peças do seu armário no pinterest, por exemplo, ou neste blog de que já falei aqui: http://www.look-a-day.com/2016/03/look-in-vogue-1-peca-varias-formas-usar.html e seguir as dicas para conjugações que também vou partilhando por aqui e pelo meu instagram e facebook.
Se precisar de mais ajuda, tenho todo o gosto em fazê-lo na prática, e fazer-lhe uma visita para um CLOSET NEW LOOK ou o que necessitar. 🙂
Obrigada por acompanhar e um beijinho!