
Sejam muito bem-vindas a esta nova rubrica intitulada Simply…the Boss! Yap, é um trocadilho com a mais conhecida canção de senhora Tina Turner, simply the best. Como não estava com ego suficiente para me achar a melhor do ‘pédáço’, fiquei-me por apenas ser e falar de como é ser simplesmente uma chefona, no trabalho e na vida. Já é muito bom.
No seguimento de uma rubrica semelhante que já por aqui houve, do curso Brand Yourself, e dos muitos casos de clientes de Coaching que querem encontrar um trabalho e carreira mais alinhado com a sua identidade e talentos e, inclusive, criar o seu próprio projeto, a ideia desta nova rubrica é falar-vos um pouco sobre a minha própria experiência de chefe de mim própria, como construí e continuo a desenvolver a LOOK A DAY, sobre propósito de vida, empreendedorismo slow, que pode ser um conceito que acabei de criar e que está ligado também ao meu grande interesse pela simplicidade e o slow living e que acredito que pode ser também vivido e expresso nos negócios, sobre como ser líder na própria carreira e vida em geral e, no fundo, mostrar-vos os bastidores dos bastidores que ficam mais exatamente… na minha mente. 🙂
Acredito que conhecer os casos pessoais de outras pessoas ajudam-nos imenso a, de certa forma, não nos sentirmos sozinhas na nossa loucura, mas como não me considero egocêntrica ao ponto de centrar isto tudo em mim, hei-de trazer-vos também informação útil de branding e marketing que podem aplicar na construção do trabalho e vida que querem, ou pelo menos, reflexões que vos possam ajudar nesse sentido. Senão, em última instância, tendo em conta que trabalho sozinha e não tenho colegas de trabalho, posso aproveitar para fingir que vocês são as minhas novas coleguinhas e fazer brainstroming convosco. Vá, até podem ser as minhas coaches aqui do business que isto de ser empreendedora e trabalhar por conta própria tem imensa coisa boa mas, claro, também tem as suas muitas dificuldades inerentes. Espero não estar a abusar da vossa boa-vontade, novas coworkers virtuais impostas, mas vou abusar na mesma. 🙂 E nesse sentido gostava já aqui de vos deixar um pedido que é o de me enviarem ideias de assuntos nestes tópicos do empreendedorismo e de criar o próprio projeto e marca pessoal que gostavam que eu abordasse ou dúvidas e questões que tenham mesmo sobre o meu projeto e o meu percurso que gostassem de ver esclarecidas. Até sobre a minha pessoa – estejam à vontade! À vontade não é à vontadinha, que eu sou uma pessoa ‘supé’ reservada mas, como irei falar disso, o meu objetivo é também conseguir explorar um pouco mais a minha vulnerabilidade por escrito, por isso, olha, seja o que deus quiser, venham daí essas perguntas! Enviem para mail@look-a-day.com!
E começo já aqui com uma resposta minha a uma bela pergunta, feita pela Paula para o seu blog, Vida 1.0, que surgiu, justamente, depois de participar no meu curso Brand Yourself. <3
V1.0: Depois de uma experiência profissional pelo mundo corporativo, decidiste seguir um caminho que te fazia mais feliz. Nessa época tinhas claro como querias que a LOOK A DAY viesse a ser?
A: Não, nem nessa altura imaginei alguma vez que estaria a fazer o que faço hoje. Licenciei-me em Publicidade e Marketing e comecei a trabalhar na minha área, em Marketing Online essencialmente, mas comecei logo a perceber que não gostava assim tanto do que fazia. Principalmente não gostava de estar fechada num escritório, à frente do computador o dia inteiro. Nem de ter chefes e ter horários e a vida normal que a maioria das pessoas tem. Por alguma razão, sentia-me miseralvemente infeliz com essa vida e após duas ou três experiências no tal do mundo corporativo decidi que o problema era mesmo meu, não me estava a ver a conseguir adaptar ao mundo do trabalho normal e, então, surgiu a opção de me lançar no mundo do empreendedorismo e trabalhar por conta própria.
Tinha tido uma cadeira de empreendedorismo na faculdade e ficou o bichinho… então dediquei-me a fazer formação, ainda no meu último trabalho por conta de outrém. Sempre gostei muito da área de Psicologia e fascina-me tudo relacionado com o comportamento humano, por isso, ao ter conhecimento do Coaching pareceu-me a área ideal para mim e que me permitia ajudar-me a mim própria a saber por onde ir e ter formação em algo que poderia ser a minha atividade futura, como se veio a concretizar.
Percebi também, na altura, e já com a ajuda do auto-coaching que gostava muito também da área da imagem e era super fã de programas de televisão demakeovers como o How Not To Wear e via-me perfeitamente a fazer aquilo, então, fui fazer o curso de Consultoria de Imagem. Sim, os meus gostos televisivos decidiram o meu futuro profissional! E foi enquanto ainda estava a frequentar o curso de Consultoria de Imagem, em 2011, no dia em que fazia 25 anos, que lancei a LOOK A DAY, que começou como um blog sobre temáticas à volta da moda e da imagem pessoal mas já com a ideia de ser a minha marca e a base da minha atividade enquanto consultora de imagem, inicialmente, e life coach também mais tarde.
Nesse mesmo ano lancei os meus serviços no blog, comecei a fazer workshops e foi assim que comecei a trabalhar, por conta própria, como style coach – o meu conceito, hoje em dia, e que abarca as duas áreas a que me dedico e que decidi juntar porque acredito muito no desenvolvimento pessoal de dentro para fora e vice-versa.
Portanto, enquanto trabalhava por conta de outrém só tinha ideia de que não queria continuar a fazer aquilo, o projeto da LOOK A DAY surgiu depois enquanto me formava – o curso tinha a duração de um ano e logo desde o início, como gostei logo imenso da área da Consultoria de Imagem e percebi que o meu caminho seria por ali, comecei a pensar no projeto e conceito e antes do curso acabar a LOOK A DAY já estava criada. E, com muitas mudanças e ajustes normais da evolução de qualquer projeto, e pessoa, continua até hoje, quase 7 anos depois. E foi, definitivamente, a melhor decisão que tomei e risco que decidi correr – tem compensado, e muito.
Podem ler a entrevista completa aqui!
Aqui também já vos tinha falado disto de mudar de vida, na primeira pessoa. Já lá vão realmente quase 7 anos e se parece que foi ontem, ao mesmo tempo, também sinto que já passou uma vida e fiz tanto e mudei e cresci ainda mais. Como costumo dizer, criar e desenvolver um projeto profissional próprio acho que é das melhores ferramentas de desenvolvimento pessoal que pode haver pelo tanto que exige e permite ao nível de aprendizagem, adaptação, auto-conhecimento e crescimento. E é sobre esta viagem que vos quero falar com esperança de que vocês também, que têm muita vontade de abandonar o barco atual e apanhar outro mais à vossa medida, ganhem a inspiração e coragem necessárias para mergulhar a fundo. Vale totalmente a pena o salto, é já o spoiler alert total de como a minha história se desenrola.
Vamos encontrar-nos também aqui, então, nesta rubrica mesmo à boss e, entretanto, despeço-me com fotos minhas inéditas da maravilhosa sessão que fiz com a Daniela porque estou mesmo com este ar… queria dizer de boss, mas é mesmo parva. É o que se arranja. Fiquem por aí! 😉
Simply the boss! Acho que fica perfeito “even better than the real thing” aqui para o contexto ; )
Adorei. Lanço a questão/desafio.
Dicas para a fase inicial de tiro a todos e os alvos e auto-predadora, isto é, todas as ideias, os pequenos gostos, hobbies e afins parecem super entusiasmantes e a explorar. E assim que se inicia a preparação da “viagem”análise começa a auto-destruicao da ideia com todos os entraves possíveis. Ao ponto de algo que era prazeiroso deixe de o ser ou se torne em mais uma ilusão adolescente de querer uma vida diferente. Dicas de brainstorming seguidas de uma dose de realidade comedida e persistência. : )
Muito obrigada! 😀
Ótima dica, Mary, obrigada – na minha listinha de posts para esta rubrica já tenho pensado escrever, justamente, como eu própria cheguei à conclusão do meu propósito e do que fazer e mais dicas e exercícios que costumo aplicar com clientes. Há-de surgir este tema! 😉 Entretanto, podes achar que estes posts que já escrevi sobre o tema possam ir ao encontro da tua questão:
http://www.look-a-day.com/2013/09/feel-15-perguntas-poderosas-que-te.html
http://www.look-a-day.com/2016/10/look-boss-trabalho-e-proposito-de-vida.html
http://www.look-a-day.com/2016/03/look-boss-proposito-de-vida.html
Obrigada!
Beijinho