
O que é o Branding Pessoal?
Branding Pessoal, por definição, é a prática ou processo de comunicar pessoas e as suas carreiras como marcas, como as que se referem a produtos e empresas. É pegar nas ferramentas da minha área de formação académica – Marketing – e aplicá-las a indivíduos para que se possam posicionar, comunicar e crescer no seu mercado e ter sucesso, que é o mesmo que dizer, ser bem sucedido de acordo com os seus critérios no seu meio social e familiar e eventual negócio assente na sua pessoa.
O Branding Pessoal está ligado a comportamento e relacionamento, logo, trata-se do trabalho contínuo em desenvolver e manter a reputação e imagem, neste caso, das pessoas. E é assente num processo de auto-conhecimento e auto-desenvolvimento constante para criar a experiência desejada de relacionamento e de emoção nos outros. Branding, essencialmente, é o que os outros dizem de nós quando não estamos e isto acontece, querendo ou não. Criamos sempre uma percepção e impacto nos outros a cada momento – branding pessoal é ter consciência desse facto e tomarmos poder da nossa marca, controle da nossa imagem percebida.
É para isso que serve o processo de branding pessoal, então. Para trazer clareza, consistência e coerência na mensagem sobre quem somos e o que comunicamos. A gestão de marca pessoal significa ter iniciativa e responsabilidade na nossa mensagem e fazer por sermos entendidos. É sobre como transmitimos o nosso propósito, como criamos conexão e empatia com quem nos rodeamos. Branding é basicamente, relações públicas – o resultado da forma como nos relacionamos com os nossos públicos. E como cada um de nós individualmente é único, temos, assim, o potencial para nos projetarmos como marca única. Aliás, já o fazemos, a questão é se o estamos a fazer da forma que nos é mais útil e que vai ao encontro dos nossos objetivos e autenticidade.
Portanto, para se começarem a ver como marca e tomarem conta do vosso impacto no mundo, algo que podem começar já mesmo a fazer, têm que obrigatoriamente encarar o auto-conhecimento como fundamental. E não é nada do outro mundo nem método de desenvolvimento pessoal de banha da cobra, é somente o processo natural de saberem quem são. Tão natural como a sua sede, já diz o slogan de outra marca, mas com tanta gente a dedicar-lhe quase nenhuma atenção e iniciativa. Porque é de fazer por isso que se trata, como sempre vos digo.

Como descobrir e definir a Marca Pessoal?
Ora, isso passa pelo reconhecimento das nossas aptidões e habilidades que é indispensável para nos diferenciarmos e posicionarmos no contexto social e profissional em que estamos inseridos. É saber o nosso lugar no mundo que não passa por ir atrás do nosso grupo de amigos ou seguir a vida que os nossos pais querem para nós se não for esse o nosso chamamento ou vontade. É percorrer o nosso caminho, diferente, se necessário, mas com toda a confiança de que é o caminho certo. Mais do que certo, o único que nos assenta na perfeição.
Portanto, para vos ajudar nesse sentido, o auto-questionamento é essencial e regra por aqui, já sabem. Seja para puro auto-melhoramento ou garantir melhores hipóteses de progressão na vossa carreira atual ou eventual mudança, inclusive, no lançamento do vosso próprio projeto profissional e avançar a solo, considerem e respondam, por escrito, às seguintes questões:
- De que forma querem ser identificados e lembrados pelos outros?
- Em que ponto está a vossa carreira?
- Em que ponto está a vossa vida pessoal?
- Como estão as vossas finanças, relacionamentos, meio envolvente, etc?
- Como é que gostariam de se ver daqui a 5, 10 ou 20 anos?
- Quais os valores que orientam e guiam a vossa conduta nos mais diferentes ambientes?
- Qual é a vossa missão? Qual é a vossa contribuição para o mundo?
- Qual é a vossa história (listem os principais eventos da vossa vida) e como a vão contar?
- O que aprenderam com as vossas experiências e relações que vos diferencia?
- Quais são os vossos gostos, qualidades, manias e defeitos?

Por que características querem ser conhecidos e reconhecidos? Ficaram mais conscientes e claros de qual é a vossa marca pessoal?
0 Comments