
Das motivações mais comuns entre as minhas clientes de consultoria de imagem está a vontade de criarem e vestirem looks mais interessantes e sofisticados deixando, assim, de se sentirem tão apagadas, simples e até desleixadas no seu estilo. Ora, aquilo que pretendem é adoptar um dress code casual chic no dia-a-dia até porque acaba por ser o recomendado para a generalidade dos locais de trabalho que não tenham nenhuma imposição do que vestir. E é também o aconselhado por mim para qualquer situação quando o que se quer é estar mais composta e arranjadinha mas confortável e prática na mesma – é esta a definição de casual chic.
O que é que acontece para vocês se sentirem demasiado descontraídas com o vosso estilo na maioria dos dias? É porque optam por usar apenas peças mais desportivas e casuais nos vossos looks. É a típica ‘farda’ de muita gente – calças de ganga com malha ou t-shirt e ténis! Pumbas, são tudo elementos casuais, obtém, então, um conjunto bem descontraído e desportivo. Ótimo para um fim-de-semana ativo ou mesmo super casual, não tão ótimo para demonstrar a vossa competência, segurança e até a vossa personalidade no trabalho e outras situações da vossa vida.
E aqui entra o meu método das colunas para misturarem elementos de estilo casuais e formais e, assim, comporem sempre looks casual chic para o trabalho, o fim-de-semana, saídas, etc. E o que é o meu espetacular método das colunas que não ganhou melhor nome porque não me ocorre nenhum, portanto, serve!? É, basicamente, imaginarem e considerarem duas colunas ou listas – a Casual com o tipo de peças (partes de baixo, blusas, casacos, calçado…) que se inserem nesta categoria e a Formal com as respetivas peças consideradas mais clássicas e arranjadas. Depois, na prática, a equação fácil de construírem os vossos conjuntos mais sofisticados passa por misturarem peças das duas colunas, casual e formal, nos looks! Tchanam, não tem nada que saber!
Mas para saberem mesmo como deve de ser, fiquem com a lista das peças de roupa de cada coluna – Casual e Formal – e em seguida já vos mostro exemplos de como a mistura das duas colunas se aplica para criarem um estilo em casual chic!
Casual
Composto de peças desportivas, de materiais como o algodão e gangas, fluídas, sem estrutura.

Partes de baixo
- Calças de ganga
- Calções de ganga
- Saia de ganga
Partes de cima
- T-shirts
- Básicos de algodão
- Camisolas de malha
Peças únicas
- Vestidos de algodão/malha/ganga
- Macacões de algodão/malha/ganga
Casacos
- Casacos de malha
- Blusão de ganga
- Parka
- Canadiana
Calçado
- Ténis
- Botins rasos de camurça
- Sandálias rasas sem serem de pele
- Chinelos
Malas e outros acessórios
- Mochilas
- Tote Bags/Sacos
- Bijutaria/materiais menos nobres (madeira, plástico…)
Formal
Composto de peças clássicas e do universo masculino, de corte estruturado – fatos, blazers – e tecidos mais nobres – fazenda, acetinados, cabedal…

Partes de baixo
- Calças de tecido/pele
- Calções de tecido/pele
- Saias de tecido/pele
Partes de cima
- Blusas acetinadas
- Rendas/transparências
- Camisas
Peças únicas
- Vestidos estruturados
- Macacões estruturados
Casacos
- Blazers
- Blusão de cabedal
- Blusão de camurça
- Gabardine
- Sobretudo clássico
Calçado
- Sabrinas
- Oxford shoes
- Sapatos rasos de pele
- Saltos altos
- Botas de pele
- Botins de pele
Malas e outros acessórios
- Malas de pele/estruturadas
- Clutches
- Jóias (ouro, prata, pérolas…)
Agora que já têm os elementos das duas colunas e que já podem identificá-los no vosso roupeiro é só misturarem as colunas e comporem os vossos conjuntos arranjadinhos que passarão a ser a vossa nova ‘farda’, o vosso novo normal e o mínimo de compostura a que se prestam a partir de hoje! Certamente não querem menos que se sentirem giras, confiantes e práticas, tudo num só!
Começando no exemplo comum do look jeans + malha + ténis – como podem transformar este conjunto apenas casual em casual chic? Por exemplo, substituindo os ténis por uns saltos, logo, jeans + malha + saltos altos = casual chic. Ou trocando a camisola de malha por uma blusa acetinada por dentro das calças ou acrescentando um blazer obtêm jeans + blusa/blazer + ténis = casual chic. Ou ainda optando por umas calças de tecido em vez das jeans, portanto, calças + malha + ténis = casual chic.
Conclusão: não precisam de comprar um guarda-roupa novo para se vestirem de forma mais sofisticada, basta apenas conjugarem as peças que têm de forma diferente, fazerem pequenas trocas de combinação e misturando elementos casuais com outros mais formais criam conjuntos mais arranjados para todas as situações!
Fiquem com exemplos visuais do Pinterest de looks práticos e sofisticados com as respetivas equações de casual + formal = casual chic para reproduzirem esta matemática do estilo com os resultados certos nos vossos armários!






= casual chic


Perceberam a técnica, certo? Se querem aumentar um pouco o nível de sofisticação nos vossos looks do dia-a-dia sem perderem conforto e nunca mais se sentirem desleixadas e desconfortáveis na vossa pele só têm que misturar peças casuais e formais nos vossos conjuntos (tenham também em atenção os detalhes de estilo, como meter as camisolas para dentro, arregaçar mangas, etc, que fazem toda a diferença) para obterem giros conjuntos casuais mas chiquérrimos! Agora que já sabem a matéria toda comecem a aplicar a fórmula sofisticadora das colunas no vosso guarda-roupa e pareçam quem são de verdade!

Sentes-te às aranhas com o teu guarda-roupa e sem saber definir o teu estilo? Tenho todo o gosto em ajudar-te a descomplicar a tua mente nesta jornada de te conheceres e ganhares confiança na tua imagem assim como controle da mensagem que passas de modo a criares um estilo pessoal & profissional mais simples e autêntico. Por isso, sabe mais sobre os serviços de Consultoria de Imagem individual.
Inspira-te no meu pinterest e para mais dicas, sugestões, partilhas, dar um olhinho aqui nos bastidores do meu trabalho, alguma parvoíce moderada e reflexões de vida & estilísticas diárias acompanha-me pelo instagram e facebook. Tanta rede social é uma canseira, eu sei, mas estas valem a pena. Modéstia à parte. Modéstia inexistente mesmo. E se gostaste e queres espalhar este pedaço de sabedoria, partilha! Agradecida!
0 Comments