
Em semana do 9º aniversário aqui do estaminé não podia ter recebido e publicar testemunho mais fofo! Como são todos! Mas a Joana diz que eu não sou uma coach fofinha e eu sei o que ela quer dizer com isso e fiquei mesmo de lágrima ao canto do olho por perceber que ela me captou tão bem! Sim, dizerem-me que sou o oposto de fofa é dos melhores elogios que me podem fazer! Aahah Leiam aqui em baixo para perceberem o contexto e não pensarem que sou masoquista e como disse logo à própria Joana, as palavras delas deixaram esta Coach overthinker e muitas vezes insegura muito mais confiançuda e mais certa do caminho que quer continuar a percorrer!
“Já seguia a Anita há algum tempo nas redes sociais devido à consultoria de imagem. Na altura achava interessante a maneira como ela escreve sempre sem pretensiosismos e de forma honesta, engraçada e muito realista.
Há uns anos, depois de várias mudanças muito traumáticas e inesperadas na minha vida pessoal, começou a ser difícil para mim lidar com a pressão normal do dia-a-dia. Eventualmente fui diagnosticada com depressão e acabei por ter de ficar mais de seis meses de baixa. Para uma pessoa como eu que sempre tinha sido extremamente independente, trabalhadora e muito perfeccionista, esta nova realidade acabou por me deixar ainda mais perdida. Houve muitas fragilidades que acabaram por vir ao de cima. A terapia que estava a fazer com a psicóloga e psiquiatra ajudou-me muito no aspecto emocional, e eu conseguia finalmente ver as coisas de um modo mais positivo mas faltava-me a parte prática. Como ia ser voltar ao trabalho, como esta nova perspectiva iria afectar a minha auto-estima tanto a nível pessoal como profissional. Já tinha percebido que havia muitas coisas que não me faziam bem, e que tinha de as mudar. O que me faltavam eram as ferramentas para isso.
Foi aí que decidi falar com a Anita. Por acaso, comecei a ler mais o que ela escrevia sobre coaching e tudo ressoava muito comigo, parecia sempre algo que tinha sido escrito para mim. Se estão à procura de alguém fofinho que vos vá afagar o ego e dizer coisas muito inspiradoras, a Anita não é a vossa coach. Ela é completamente o oposto de tudo isso e foi exactamente aquilo de que eu precisava depois de todo o processo de aceitação da terapia: eficiente, realista, honesta e prática. A Anita não diz nada para agradar e se for preciso dizer coisas duras, ela fá-lo também. Lembro-me de que quando contei à Anita que estava com depressão há meses, de baixa e medicada, a expressão dela não mudou para a cara de condescendência do costume. E que em vez do “ai coitadinha, e agora??” a que estava habituada, que me fazia sentir uma inútil e que me irritava profundamente, levei com um assertivo “ainda bem que passaste por isso, agora que já sabes o que não funciona para ti, mãos à obra para encontrar o que funciona!” – nesse momento percebi logo que a Anita era a coach certa para mim, sem teorias da espiritualidade, das vidas passadas, do karma e do que tudo acontece como tem de acontecer. As coisas acontecem com trabalho, conhecimento e perseverança. Estávamos alinhadas e começámos as sessões a partir daí.
A Anita é uma pessoa extremamente flexível e com muito sentido de humor. Conversar com ela às vezes parecia mais conversar com uma versão mais realista de mim própria com uma nova perspectiva muito mais prática sobre as coisas.
Posso dizer que, mesmo à distância e por Skype, após 10 sessões de coaching com a Anita aprendi a priorizar as áreas da minha vida que precisam de mais atenção, a arranjar mecanismos para lidar com a minha falta de auto-estima e perfeccionismo que só me prejudicam e que na verdade não têm muita razão de ser. Consegui também encontrar hobbies que realmente me fazem sentir produtiva e feliz e perceber aquilo em que devo focar a minha energia ou não. Neste momento mudei de trabalho e encontrei algo que me faz muito mais feliz e realizada (incluindo um aumento no salário), consegui encontrar áreas específicas para continuar a trabalhar e evoluir.
Não esperem que a Anita vos resolva os vossos problemas. O trabalho têm de ser vocês a fazê-lo e eu precisei de meses de terapia para encontrar essa força. No entanto, se já têm a vontade e a energia para mudar mas sabem que estão a direccioná-las para aquilo que não vos serve, e se sentem perdidas ou sem foco, a Anita é sem dúvida alguém que vos pode ajudar a encontrar um plano de acção concreto com princípio, meio e fim e a, efectivamente, pô-lo em prática.“
Joana , 33 anos, Gestão de empresas

Mil vezes obrigada e adorei ter-te conhecido, Joana, és uma força da natureza maior do que te julgas e com capacidades sem fim, capaz de ser e fazer tudo aquilo a que te propuseres, só tens que ter mais fé em ti! Não faz mal até nem te teres em grande conta muitas vezes que humildade é bonito mas ao mesmo tempo tem consciência do amazing que és e de tudo o que és capaz de fazer, vai-te convencendo disso todos os dias que eu fiquei totalmente convencida! 🥰

Sentes-te perdida/o, assoberbada/o e sem saber por onde começar? Adorava ajudar-te a organizar e descomplicar a tua mente nesta jornada de te conheceres, alcançares os teus objetivos, mudares e viveres uma vida, pessoal e profissional, mais simples e autêntica! Por isso, sabe mais sobre as sessões e processos individuais de life coaching.
Inspira-te no meu pinterest e para mais dicas, sugestões, partilhas, dar um olhinho aqui nos bastidores do meu trabalho, alguma parvoíce moderada e reflexões de vida & estilísticas diárias acompanha-me pelo instagram e facebook. Tanta rede social é uma canseira, eu sei, mas estas valem a pena. Modéstia à parte. Modéstia inexistente mesmo. E se gostaste e queres espalhar este pedaço de sabedoria, partilha! Agradecida!
0 Comments