TESTEMUNHOS

Anita-91

Vê exemplos de bastidores de trabalhos com clientes aqui nesta guia no meu perfil de instagram e nos destaques. E aqui no pinterest.

Sofia Esteves, 31 anos, Investigadora - PhD Psicologia Social

"A Anita mudou a minha vida 🙂 

Esta pode correr o risco de parecer uma frase trivial, mas é mesmo o que sinto.Para além de me ajudar a mudar o modo como me visto, a Anita ajudou-me a mudar o modo como me vejo! 

Ajudou-me a ver melhor o meu corpo, a compreender como o vestir de forma mais lisonjeira e, acima de tudo, ajudou-me a perceber como me exprimir melhor através do modo como me visto. 

Mostrou-me como continuar a seu eu, mas vestindo-me com roupas mais adequadas e mais lisonjeadoras. 

Além do mais, ainda aprendi uma série de dicas de maquilhagem! 

Sinto-me uma sortuda por ter arriscado e por ter embarcado nesta aventura 🙂 

Um beijinho eternamente agradecido para a Anita!"
Podem ver aqui também o testemunho da Sofia, 1 ano e meio depois da Consulta de Imagem.

Vânia Sardinha, Turismo

"Sempre fui uma pessoa insegura, influenciável e preocupava-me muito agradar os outros e com o que eles pensavam…
Quando fui mãe percebi que sempre fui assim e quando os comentários e opinião alheia sobre o meu filho e como eu deveria ser como mãe me levaram a um estado de maior insegurança e ansiedade, medo de errar, de não ser boa mãe… Comecei a duvidar de mim e das minhas capacidades… Não só na maternidade mas também a nível profissional e nas relações pessoais.
Dei por mim a pensar em quem sou eu? Do que gosto eu? O que me faz feliz? Não cheguei a conclusão nenhuma e perdi-me…
Foi então que a Anita apareceu na minha vida! Fui a um dos seus workshops para melhorar a forma como me via por fora, encontrar um estilo para mim e que me ajudasse a sentir-me melhor por dentro.
A empatia com a Anita foi fácil e depois do workshop fiz o Total New You. Adorei cada minuto, quando demos a volta ao meu armário, o dia de shopping em que comprei peças que roupa que nunca pensei alguma vez vestir. Eu não usava saias ou vestidos e passei a usar 2 a 3 vezes por semana. E agora já nem consigo ver uma camisola por fora das calças… algo que usei em toda a minha vida! 
Fizemos também umas sessões de coaching e foi aí que percebi que precisava muito da Anita e continuei o processo de coaching com mais sessões!
No início pensei que eu ia ser a excepção à regra… Como poderia eu ser uma pessoa diferente, pensar de forma diferente.. A verdade é que depois daquelas primeiras sessões comecei a ver diferença… Analisamos todas as áreas da minha vida e a pouco e pouco comecei a sentir evolução em todas elas.
A Anita ajudou-me a conhecer-me melhor e a finalmente conseguir pensar e responder por mim a todas as questões que eu me tinha colocado anteriormente e tinham ficado sem resposta! O aceitar-me como sou levou tempo… mas penso que foi das maiores conquistas que tive neste processo. Defini prioridades e tomei decisões para a minha vida, para a minha felicidade sem ter em conta a opinião dos outros e que agora cada vez menos me enfraquecem.
Faço o que gosto, estou com quem gosto, sou a melhor mãe que consigo ser e no fundo gosto mais de mim. Ninguém é perfeito, somos todos diferentes e ninguém faz tudo bem. Fazemos o melhor que podemos e está tudo bem!
Estou tão grata por ti, Anita… foste conselheira e amiga. Foi um ano que passou que pareceu uma vida pelo trabalho que fizemos juntas e pela evolução que sinto em mim!
Obrigada por existires e fazeres disto a tua profissão!”

Mafalda, Médica

"Os motivos que me levaram a recorrer ao life coaching foram essencialmente de ordem profissional. Para contextualizar, é necessário explicar que me encontro atualmente a realizar o internato médico de formação especializada. Este processo é extremamente exigente, implicando não só atividade clínica, mas também muitas horas de estudo e um extenso trabalho burocrático. Naturalmente, este nível de exigência é muito difícil de atingir sem uma boa capacidade de trabalho e de organização. O que, no meu caso, é um desafio. Para além de não ser uma pessoa particularmente organizada, sou uma procrastinadora nata. Embora no passado estas características nunca tenham condicionado seriamente a concretização dos meus objetivos, à medida que o internato avançava fui notando que o seu impacto na minha produtividade se estava a tornar progressivamente maior, o que gerou em mim não só muita ansiedade, como muita culpa. Por sentir que não estava a conseguir alterar esta situação sozinha, decidi experimentar o life coaching.

Os meus objetivos eram muito claros: procurar ajuda para encontrar um método de organização que funcionasse para mim e, ao mesmo tempo, ter uma fonte de “pressão” externa, que pudesse monitorizar a evolução do meu trabalho (um pouco como quem arranja um PT no ginásio, garantindo assiduidade ao fazer um compromisso com outra pessoa). Trabalhar com a Anita não só foi ao encontro dos objetivos, como me ajudou em questões que eu nunca tinha identificado antes como sendo problemáticas. Esta realização teve um impacto profundo (e benéfico) no meu autoconhecimento e, consequentemente, no meu funcionamento. Sempre me considerei uma pessoa introspetiva, com crítica tanto para os meus defeitos como para as minhas qualidades, pelo que perceber que afinal não me conhecia assim tão bem foi uma lição de humildade e deu-me espaço para crescer. Não quero com isto criar expetativas irrealistas: o life coaching não me transformou numa pessoa extremamente funcional e produtiva. Não se muda um modo de funcionar em poucos meses, é um trabalho que tenho de continuar a fazer, talvez ao longo de anos. Mas ajudou-me começar a dar os primeiros passos na direção certa.

A Anita é atenta, cuidadosa e muito empática. Faz as perguntas certas, desafia crenças automáticas, e “obriga-nos” a pensar em soluções. Em conjunto, fomos percebendo o que resulta para mim e o que não resulta. Experimentei várias sugestões de métodos para evitar a procrastinação, algumas com bons resultados. Ao mesmo tempo, comecei lentamente a compreender que aceitar e respeitar as minhas dificuldades é um passo necessário (e não um obstáculo) à mudança. Ler os testemunhos de outras mulheres que trabalharam com a Anita foi decisivo para iniciar este processo, pelo que me sinto agora no dever de contribuir da mesma forma. A quem esteja a ler este texto, procurando tomar uma decisão, o meu conselho é: força! Os resultados que obtive valeram todo o investimento, pelo que recomendo a Anita (a quem agradeço imenso) a 100%.

Elisabete Moreira, Empresária

“Quando procurei a Anita estava num ano de grandes mudanças internas e externas na minha vida, sendo a maternidade e a transição de trabalhadora por conta de outrem para conta própria, o epicentro de toda essa transformação. Mais do que nunca, precisei de alinhar o meu exterior a quem era internamente e desejava que o meu visual fosse uma extensão autêntica, congruente e harmoniosa de mim. E assim foi. Já seguia a Anita no instagram e, desde logo, senti uma grande empatia por ela e pela sua forma de comunicar. Escolhi o Total New Look, o serviço mais completo, algo que já ambicionava há anos. Cada sessão trouxe-me um enorme autoconhecimento e empoderamento, sendo que a última foi onde senti verdadeiramente um regresso a casa, a mim. Ao compormos os looks tive uma sensação de reconhecimento, de alinhamento que me deixou verdadeiramente comovida. Ali estava eu, com um estilo pessoal claramente definido e com o qual me identifiquei profundamente. Ali estavam os looks que sempre desejei ter, que tanto admirava noutras mulheres ou no Pinterest, e achava muito difícil de reproduzir. Foi como concluir um puzzle. 

A Anita ajudou-me a reencontrar o meu poder pessoal e a minha imagem de marca, partilhando dicas e ferramentas valiosíssimas para seguir sozinha. E o melhor foi ter-me ensinando a ir às compras no meu próprio roupeiro, onde tinha roupa mais que suficiente, looks infinitos que eu apenas tinha dificuldade em conjugar, dando aquela velha sensação de: ‘não tenho roupa para vestir’ ou ‘uso sempre o mesmo’. Por tudo isto estou extremamente feliz com o resultado e imensamente grata à Anita. Foi a profissional certa para fazer este caminho e dos melhores investimentos em mim que fiz até hoje.

Marisa Feliciano, Educadora de Infância

“Falar da experiência com a Anita no processo de coaching exigiu-me alguma distancia temporal, de tal forma que até já é saudade. Acredito que todos os encontros se dão por algum motivo e este teve, desde o início, todos os motivos. Cheguei com a vontade enorme, que sinto sempre, de que posso ser mais e fazer mais do que o que estou a fazer e com o sentimento inconformista de que estou sempre melhor onde não estou. Em momento decisivo a nível profissional tinha em mim a crença de que devia agarrar-me a um único projeto profissional e de que não seria capaz de agarrar mais do que isso, estava pronta a escolher apenas um e achava eu de que precisava de ajuda na escolha. Com a ajuda da Anita facilmente se desmontaram todas estas crenças e consegui passar para o papel os meus propósitos, objetivos e metas. Ficou definido e nasceu um projeto só meu, que pertence à minha alma e coração, e que complementa todo o outro lado profissional, mas antes de tudo acredito que dei um verdadeiro impulso a um processo de melhoria continua, que parte de um melhor autoconhecimento. Durante este processo reconheci as minhas crenças mais profundas e as suas origens, o meu tipo de personalidade e o seu lado positivo, mas acima de tudo como lidar com todas as minhas caraterísticas, as que passei a conhecer ou que ignorava. Percebi o que tenho de positivo e como aceitar e lidar com o que mais me incomoda. A prova de que tudo isto é efetivo e se tornou uma mudança e uma construção permanente e sólida é que no final de todo o processo, precisamente antes da última sessão, tudo o que era até ali deu uma volta e mudou, tudo abanou, mas nada mesmo nada caiu, a Anita ajudou-me a construir métodos para me adaptar às mudanças. Conhecer o meu propósito, os meus objetivos e o caminho a seguir, permitiu-me adaptar e ajustar as direções sem nunca perder o foco, e acima de tudo aceitar quando não corre como planeado.”

Tânia Silva, Financeira

“Decidi contactar a Anita quando estava de licença de maternidade do meu segundo filho! Era Novembro e eu ia começar a trabalhar em Janeiro. Com 2 crianças pequenas tudo parecia mais complicado de gerir e eu sentia necessidade de começar a cuidar um pouco de mim. Resolvi logo comprar o serviço de Total New Look mas foi só quase 1 ano depois que acabei por iniciar o processo. Ainda amamentava e sabia que ainda ia ser operada, mas também sabia que se não me comprometesse logo ia ficar esquecido na agitação do dia-a-dia! Foi de facto a melhor coisa que fiz. No final de Setembro, mesmo antes de abraçar um novo desafio profissional pareceu-me a altura certa para ter a ajuda da Anita. Agora precisava não só de uma ajudinha a limpar o guarda-roupa, mas também para definir um novo estilo profissional, mais clássico, mas prático e, claro, que não me “roubasse” muito do meu precioso tempo de manhã! E assim foi, ” limpar” o guarda-roupa foi a tarefa mais penosa, porque na verdade não era um guarda-roupa… era roupa em todas as divisões da casa e ainda na garagem… limpeza feita fiquei reduzida a um roupeiro (meio vazio)! E foi uma sensação de alívio. Roupa que se encontrava perdida no meu armário há anos tinha finalmente desaparecido e abria espaço para eu poder ver as peças de roupa que vestia e que realmente me favoreciam e agora era tão mais fácil escolher o que vestir!!! Mas não foi só isso! Não… Descobrir combinações novas que nem em sonhos eu me atreveria a tentar foi outra coisa que facilitou muito o meu dia a dia! Eu! Que cada par de calças com padrão só vestia com determinada blusa porque achava que não ficava bem com mais nada… Descobri que agora podia misturar quase todas as minhas peças criando múltiplas combinações, bastava para isso fosse um pouco mais ousada e que, além disso, quando fosse às compras não comprasse por impulso e pensasse sempre na roupa que tinha que, como agora era pouca, tudo mais fácil!!!
Hoje, 2 meses depois continuo a seguir as dicas preciosas da Anita! Não compro uma blusa só porque é barata ou só porque é gira! Pego nela, ou ponho-a no carrinho online (já que sou fã de compras online) e no final faço uma vistoria mental ao meu guarda-roupa! Se não ficar bem em pelo menos 3 conjuntos volta para o sitio onde estava!!! Ah, e acabaram-se as várias camisolas da mesma cor!! 
Anita, obrigada, tornaste o meu dia-a-dia muito mais leve, pelo menos, no que toca a arranjar-me de manhã! São dicas que acredito que vão sempre ficar comigo porque na verdade vejo nelas muito valor acrescentado!!!”

Joana, 33 anos, Gestão de Empresas

“Já seguia a Anita há algum tempo nas redes sociais devido à consultoria de imagem. Na altura achava interessante a maneira como ela escreve sempre sem pretensiosismos e de forma honesta, engraçada e muito realista.

Há uns anos, depois de várias mudanças muito traumáticas e inesperadas na minha vida pessoal, começou a ser difícil para mim lidar com a pressão normal do dia-a-dia. Eventualmente fui diagnosticada com depressão e acabei por ter de ficar mais de seis meses de baixa. Para uma pessoa como eu que sempre tinha sido extremamente independente, trabalhadora e muito perfeccionista, esta nova realidade acabou por me deixar ainda mais perdida. Houve muitas fragilidades que acabaram por vir ao de cima. A terapia que estava a fazer com a psicóloga e psiquiatra ajudou-me muito no aspecto emocional, e eu conseguia finalmente ver as coisas de um modo mais positivo mas faltava-me a parte prática. Como ia ser voltar ao trabalho, como esta nova perspectiva iria afectar a minha auto-estima tanto a nível pessoal como profissional. Já tinha percebido que havia muitas coisas que não me faziam bem, e que tinha de as mudar. O que me faltavam eram as ferramentas para isso.

Foi aí que decidi falar com a Anita. Por acaso, comecei a ler mais o que ela escrevia sobre coaching e tudo ressoava muito comigo, parecia sempre algo que tinha sido escrito para mim. Se estão à procura de alguém fofinho que vos vá afagar o ego e dizer coisas muito inspiradoras, a Anita não é a vossa coach. Ela é completamente o oposto de tudo isso e foi exactamente aquilo de que eu precisava depois de todo o processo de aceitação da terapia: eficiente, realista, honesta e prática. A Anita não diz nada para agradar e se for preciso dizer coisas duras, ela fá-lo também. Lembro-me de que quando contei à Anita que estava com depressão há meses, de baixa e medicada, a expressão dela não mudou para a cara de condescendência do costume. E que em vez do “ai coitadinha, e agora??” a que estava habituada, que me fazia sentir uma inútil e que me irritava profundamente, levei com um assertivo “ainda bem que passaste por isso, agora que já sabes o que não funciona para ti, mãos à obra para encontrar o que funciona!” – nesse momento percebi logo que a Anita era a coach certa para mim, sem teorias da espiritualidade, das vidas passadas, do karma e do que tudo acontece como tem de acontecer. As coisas acontecem com trabalho, conhecimento e perseverança. Estávamos alinhadas e começámos as sessões a partir daí.

A Anita é uma pessoa extremamente flexível e com muito sentido de humor. Conversar com ela às vezes parecia mais conversar com uma versão mais realista de mim própria com uma nova perspectiva muito mais prática sobre as coisas. 

Posso dizer que, mesmo à distância e por Skype, após 10 sessões de coaching com a Anita aprendi a priorizar as áreas da minha vida que precisam de mais atenção, a arranjar mecanismos para lidar com a minha falta de auto-estima e perfeccionismo que só me prejudicam e que na verdade não têm muita razão de ser. Consegui também encontrar hobbies que realmente me fazem sentir produtiva e feliz e perceber aquilo em que devo focar a minha energia ou não. Neste momento mudei de trabalho e encontrei algo que me faz muito mais feliz e realizada (incluindo um aumento no salário), consegui encontrar áreas específicas para continuar a trabalhar e evoluir.

Não esperem que a Anita vos resolva os vossos problemas. O trabalho têm de ser vocês a fazê-lo e eu precisei de meses de terapia para encontrar essa força. No entanto, se já têm a vontade e a energia para mudar mas sabem que estão a direccioná-las para aquilo que não vos serve, e se sentem perdidas ou sem foco, a Anita é sem dúvida alguém que vos pode ajudar a encontrar um plano de acção concreto com princípio, meio e fim e a, efectivamente, pô-lo em prática.

Inês Jerónimo, 24 anos, Psicóloga

“Por vezes, achamos que conseguimos fazer tudo sozinhas. Mas não é bem assim. Precisamos uns dos outros para poder haver evolução interna e externa. Precisamos uns dos outros para podermos dar o melhor de nós aos outros e a nós mesmas. Todos precisamos de uma Anita.

A Anita surgiu na minha vida numa fase de transição: o final do curso académico. Sempre fui aquela pessoa que não se preocupava muito com a roupa que vestia. A minha vida é uma correria, entre estudos e treinos desportivos, o descuido comigo mesma foi crescendo. Podia ter um treino só às 16h que a roupa que escolhia para vestir seriam umas leggings, uma t-shirt e ténis e assim ficava o dia todo. Acabei por me acomodar a este modo de vida rápido e sem cor. Até ao dia em que me disseram que parecia uma adolescente de 16 anos (tendo eu 24 anos). E parecia mesmo. Cada vez que abria o meu guarda-roupa repetia o mesmo padrão de roupas. Não me sentia feminina e livre. Era como se estivesse enjaulada num comodismo sem fim. Sabia que tinha de mudar isto. Contudo, também tinha conhecimento de que não poderia fazer isto sozinha.

serviço Total New Look da Anita mudou a minha forma de ver o meu guarda-roupa. Abrir aquelas portas dava-me vontade de as fechar. Tinha roupa com a qual não me identificava mais, tinha padrões a mais e básicos a menos. A Anita ajudou-me imenso no processo de limpeza e construção do meu guarda-roupa, respeitando sempre a minha natureza. Com ela, aprendi a conjugar peças que nunca pensei que alguma vez pudesse juntar. Com ela fiz um pacto de não repetir looks, de fluir com o meu armário. Com ela ganhei vontade de usar saias e vestidos mais vezes, sem medo de olhares e sem medo de cair na rotina do dia-a-dia. Com ela aprendi que um conjunto pode ser mudado com apenas um pormenor. Que podemos mudar de casaco e passamos de look desportivo a um look mais casual chic, por exemplo. A construção de novos looks é um processo desafiante, sozinha nunca conseguiria e a Anita deu-me todas as ferramentas necessárias de modo a que conseguisse ser mais autónoma e diversificada na construção dos meus looks. Deu-me também muito trabalho pela frente, trabalho esse pela qual sou muito grata!

Obrigada Anita, do fundo do coração! Aprendi muito contigo e sei que vou continuar a aprender.”

Maria Cristina Sousa, Assistente Virtual

"Em 2018, decidi que queria ressignificar a minha carreira profissional de modo a permitir-me conciliar o meu crescimento pessoal, autonomia e desenvolvimento profissional.

Os meus objetivos eram muito claros: queria uma mudança de vida e transição de carreira, com sentido, que conjugasse a realização pessoal à profissional de forma coerente e sustentável. 

Sabia exatamente o que queria: trabalhar por conta própria, mas não sabia por onde começar.

Em 2019, após uma conversa com uma amiga fiquei a conhecer o programa de Life Coaching da Anita. Identifiquei-me de imediato quando li o seu blog e a conheci pessoalmente.

A Anita, além de me saber logo orientar desde a primeira sessão, ajudou-me a planear e iniciar a minha nova caminhada profissional, a definir estratégias reais, a ultrapassar o receio dos desafios e a ver as metas a alcançar adaptadas ao meu ritmo, estilo de vida e personalidade.

A Anita é uma excelente profissional e um verdadeiro oásis no meio do deserto. É totalmente comprometida, autêntica e descomplicada, contribuindo para tornar simples aquilo que parecia muito complicado. Recomendo-a vivamente.

Anita, agradeço-te toda a tua contribuição na realização conseguida do meu projeto (www.organizeagenda.pt).”

Nicole Eifler, 40 anos, Psicóloga e Formadora

“Eu tive a experiência de Total New Look com a Anita e foi inesquecível. Ver o meu armário ganhar uma nova forma, descobrir combinações com a roupa que tinha que nunca teria imaginado mas que funcionam muitíssimo bem, aprender escolher novas peças para completar o meu vestuário, as dicas preciosas e muito práticas sobre como criar um estilo sofisticado, as aprendizagens ricas sobre a combinação de peças e muito mais foi parte desta jornada inspiradora. Antes olhava para o meu armário cheio de roupa e sentia que não tinha nada para vestir. Agora tenho menos roupa mas combinações suficientes para vestir cada dia algo diferente durante um ano inteiro. Muito obrigada, Anita, pela tua boa disposição, sabedoria infinita e os momentos divertidos.”

Mariana Figueiredo, 35 anos, Assistente de Direção

“Nestas sessões de coaching contigo aprendi, sobretudo a valorizar-me. Sempre coloquei o foco das minhas decisões nos outros, no que iriam querer, como iriam reagir e sempre tive como objectivo de vida corresponder às expectativas que os outros tinham de mim. Aprendi a conhecer-me melhor, a aceitar-me a mim e aos meus limites.

Reconheço que o meu ponto mais crítico é a dedicação a mim mesma, em termos de tempo e de prioridades. Ainda incido o meu foco principal nos meus filhos mas porque acredito que é assim que faz sentido ao trabalhar fora de casa, que depois me «desligue» do mundo por eles. Descobri os meus dons (de empatia, de conciliadora) e reconheço-lhes valor, quer em ambiente de trabalho, quer familiar. Sinto mais confiança em mim e o principal motivo que me levou a contactar-te deixou, no meio de tudo isto, de ser questão. Sei da minha dedicação a tudo o que faço e da imperfeição como qualidade inerente do ser humano. Relativizo as críticas e equilibro muito mais a balança entre o que dou de mim, o que podem esperar de mim e o que eu posso exigir aos outros. Sinto-me mais serena, mais confiante e mais segura. Ao mesmo tempo mais consciente do que quero, dos meus limites. Sei que muitos dos meus problemas se resolvem com planeamento e com criação de 2ºs planos para não exigir tanto de mim, nem me sentir tão perdida. Não faltam aplicações, sites, blogues onde posso procurar ajuda para alguma situação que me aflija num determinado momento e que me permita munir de ferramentas para dar a volta ao problema. O mais importante é que aprendi a conhecer-me e a dar-me valor. As circunstâncias da vida vão mudando, evoluindo e, neste momento, paro e oriento o foco para o que me faz mais feliz. Eu não quero muito da vida, contrariamente ao que pensava quando era miúda. Só quero a retribuição do que dou, na mesma medida. Agradeço o conhecimento que me proporcionaste de mim mesma, sei que ainda posso dar muito mais de mim para o que entendo que devem ser as minhas prioridades, mas não tenho ânsia, nem pressa de fazê-lo. Aprendi a saborear cada passinho do meu crescimento como pessoa e a ter orgulho nisso.

Estou mais serena, mais confiante e orgulhosa de mim. Vais fazer-me falta. Estranho. Consegui comprometer-me contigo e de forma natural encontrar o meu caminho, sem pressões. Vais ficar na minha memória para sempre, porque me deste o melhor de mim – a minha auto-estima, a minha auto-consciência. Tenho a certeza que os nossos caminhos se voltarão a cruzar, porque não imagino os meus dias sem os meus tpcs. Foi um prazer conhecer estas duas pessoas nesta viagem: tu e eu!”

Joana Silva, 31 anos, Educadora Social

Na minha família a roupa nunca foi importante. Ressalvo a estranheza da coisa porque todos somos ligados às artes, todos fazemos alguma coisa (ou tentamos), adoramos um bom livro/programa/museu de pintura, escultura, publicidade, vestuário… enfim, isto para dizer que sempre que penso neste tema é-me difícil perceber como é que a roupa, também ela uma forma de expressão, teve sempre tão pouca importância para todos nós. Ligo isso ao facto de os meus avós e dos meus pais terem crescido com poucas posses, provavelmente habituaram-se a que fosse assim, primeiro porque não havia dinheiro para estas superficialidades e depois pela convicção de que eram de facto superficialidades.

Percebo o princípio e concordo com ele, também a mim me parece que há coisas e causas bem mais importantes onde gastar o nosso dinheiro e com que nos devemos preocupar.

Comecei a trabalhar muito nova e sempre na área social. O facto de ser baixinha e de sempre ter aparentado ter menos idade do que tenho na realidade nunca me ajudou, sentia que tinha que fazer um esforço suplementar até as pessoas me começarem a levar a sério.

No meio disto comecei a tentar perceber o que poderia fazer para que isto não acontecesse e, a certa altura, percebi que a roupa me podia ajudar mas continuava com o dilema do dinheiro e da superficialidade do tema.

Comprava então, orgulhosamente, diga-se, roupa em duas únicas ocasiões: nos saldos e, muito mais raramente, quando tinha um evento que considerava importante. As minhas experiências de saldos, pelos quais ansiava todo o ano, acabavam invariavelmente em peças hhhhmmm (peças de que se gosta assim, assim, mas que se compram porque seria um desperdício deixar na loja por serem tão baratas), e em peças xxxxl, que são basicamente todas acima do S em mim, mas que eu comprava na mesma porque eram mesmo muito bonitas e afinal o que importava ter rios de tecido tão lindo a mais?!

A experiência dos eventos era de longe mais frustrante e stressante, com um tempo limitado para decidir, eram correrias de loja em loja, tudo feio, tudo caro, e eu a sair de lá com um modelito qualquer que nunca mais voltaria a usar.

E pronto, isto tudo junto com o facto de eu vestir há anos o mesmo tamanho, resultou em quilos de roupa empurrados para o fundo do roupeiro, escolhas intermináveis de manhã para sair de casa, angústias terríveis na hora de conjugar roupas e cores e formas e tudo, que resultavam sempre nos mesmos três ou quatro conjuntos, aqueles que algum dia alguém tinha elogiado e que então eu sabia que resultariam para sempre, mesmo que já coçados e quase transparentes de tanto uso… um bocadinho exagerado talvez, mas, basicamente, o que me fez procurar alguém que me ajudasse foi querer que estes filmes matinais deixassem de existir e que a minha imagem deixasse de ser para mim uma preocupação.

Anita, esse Raio de Sol

Quando decidi contactar a Anita, já tinha tentado de tudo: amigas super estilosas a ir comigo às compras, blogs de moda, youtubers daquelas que dão duas dicas por vídeo, livros da Marie Kondo… Lembro-me de uma manhã fria, daquelas que exigem várias camadas de roupa que eu não sabia conjugar, estar à frente do roupeiro completamente frustrada e pensar “isto não pode ser”. Nessa noite sentei-me à frente do computador e descobri as “personal shoppers”. Acabou por ser uma decisão muito ponderada, afinal, há meia dúzia de meses seria impensável para mim, sequer, pensar em investir tanto dinheiro numa coisa destas…

Tinha tirado os livros das minhas duas estantes, tudo de cima das duas secretárias, o lugar dos livros era agora ocupado por pilhas de roupa cuidadosamente dobradas por secções, em cima das secretárias casacos compridos, conjuntos com malas e mochilas e por fim os acessórios, no chão, a um canto todos os sapatos. Sentada em cima da cama, o quarto parecia-me ainda mais pequeno… como era possível ter tantas coisas, eu que, comparada com os meus amigos, quase nunca comprava nada e que, ainda por cima, há uns anos já tinha dado uns bons sacos de roupa depois de me entusiasmar com a Kondo?!

Quando a Anita chegou a minha casa gostei logo dela, alta, dentro do seu vestido azul de pintinhas. Pensei: gosto do vestido, mas ela é muito alta e eu sou muito pequena e ela não vai saber o que é que tenho que vestir. Mas sabia! 🙂

Bem-disposta, e sem nenhum tom de crítica explicou-me o que íamos fazer. (...)"

Continuar a ler o testemunho aqui.

Gabriela, 43 anos

Nunca te contei das compras seguintes a ter contratado os teus serviços de personal shopping. Cá vai…

Ai Anita, no que eu me transformei! Não passei de “foge das compras como o Demónio da Cruz” para fashionista/consumista/acumuladora, não! Nem podia! Porque não me é útil e porque não foram esses os ensinamentos que partilhaste comigo.

Ensinaste-me, sim, a olhar para a roupa. Eu sei lá adivinhar se as malhas fazem borbotos ou não! Mas na maioria dos tecidos é possível dizer se têm bom aspeto ou se nem por isso. É só rejeitar os últimos.

Ensinaste-me, sim, a olhar para o meu corpo (jeitosinho, até).  A roupa é que tem que se adaptar a mim, não sou eu que tenho que perder aqui ou encher ali para caber na roupa. Mas posso sempre recorrer a uma costureira para que as peças assentem na perfeição.

Ensinaste-me, sim, a olhar para o conjunto roupa/corpo. Este foi, talvez, o ensinamento mais impactante: experimentar, sem pessimismos nem expetativas. Tendência é referência, não é lei. Se me sentir bem com a imagem que o espelho me devolve temos compra! Senão, as peças ficam na loja.

Vai daí que me atirei sozinha ao frete trabalho!

Uma hora a percorrer os corredores da loja, dezanove peças no shopping bag. Mais uma hora no provador. Vesti tudo. Excluí seis porque o corte não era adequado às minhas formas, excluí cinco porque os tecidos não eram bonitos, excluí uma porque não havia o tamanho correto e trouxe sete para casa comigo. Sete peças que me agradam visualmente, que me favorecem e que combinam com as que já tenho no guarda-roupa.

Objetivo cumprido. E até gostei da experiência! Nunca pensei dizer isto! Obrigada, Anita.”

Vânia Amaro, 42 anos, Administrativa

"Já conheço a Anita de “outros carnavais”! Há uns anos ajudou-me a arrumar o roupeiro sem saber que me ajudava a arrumar a certeza do que queria ser e levar para a rua, sem pudores de idade!

Ganhei um roupeiro novo (dentro do que já tinha, graças ao Closet New Look) , e ganhei a certeza de quem era a pele que eu vestia e levava confiante para a rua!

Mas além da pele ainda faltava o espírito e numa altura difícil foi a ela a quem voltei a recorrer: se me arrumou a pele podia ajudar-me a arrumar o espírito!

Não me enganei! Sessões fluídas onde atrás de uma aparente inocente conversa de amigas se plantava a semente do autoconhecimento e da autoconfiança, do amor próprio! Terminei hoje um ciclo de sessões e posso dizer que colhi todos os frutos e flores das sementes que fomos plantando.

Obrigada por todos os momentos em que chegaste à minha vida e me elevaste enquanto pessoa.”

Cláudia Caeiro, 43 anos, Designer

“Há 1 ano decidi contactar a LOOK A DAY, faltava 1 dia para fazer anos e achei que o CLOSET NEW LOOK seria a prenda perfeita.
Já tinha dado e posto de lado alguma roupa do meu armário e tinha consciência de que o que restava era suficiente. Estava cansada dos looks pré-definidos na minha cabeça assim como a separação de “roupa de verão” e “roupa de inverno”.
O meu objetivo não era comprar mais roupa pois estava satisfeita com a que já tinha mas sim diversificar mais.
A Anita ensinou-me a olhar para o armário como um todo sem muita distinção de estações, claro que existe roupa de verão que só se veste no verão mas também existe roupa de verão que se veste no inverno, e isso fez toda a diferença neste ano que se passou.
Uso religiosamente a dica da blusa por dentro e não é que resulta na perfeição!? As outras dicas? Bem, vão ter que perguntar à Anita! ;)”

Bárbara Martins, Marketing

“As mudanças mais importantes são as que fazemos em silêncio, apenas comprometidas connosco, tendo a certeza absoluta que chegou a hora de deixarmos a nossa velha “pele” para trás. Isto aconteceu comigo há pouco tempo, primeiro foi a perda de peso, depois a mudança de look. Não falei sobre isto com quase ninguém, não houve alarido, nem resoluções de ano novo, nada disso. Apenas sabia que tinha de fazer mudanças. E fiz. Em ambas as situações tive ajuda mas a ajuda mais importante não foi uma longa lista de regras do que eu podia ou não fazer. A ajuda mais importante foi a aceitação da pessoa que eu era, mostrando-me apenas que era possível evoluir para uma melhor versão de mim mesma. Sem medo do que os outros pensam, sem medo de arriscar, sem ser a minha principal crítica. Experimentar, experimentar, experimentar. Aceitar os flops e voltar a experimentar. Nesta “onda” de mudança tive a ajuda preciosa da Ana da Look a Day, que me aceitou, que me mostrou como pode ser divertido ir às compras, que é possível ser racional nas escolhas que fazemos sem perdermos de vista a criatividade. Que é possível estarmos muito bem sem gastar muito dinheiro. Esta aprendizagem leva algum tempo, não é de um dia para o outro que a velha “pele” fica para trás mas todas as mudanças duradouras (as que valem a pena) levam algum tempo…As ferramentas ficam connosco, só temos de manter o rumo e não ter medo (ah….e irem espreitando o blog da Ana, isso ajuda 🙂 )”

Vanda, 43 anos, área Financeira

“Há um antes e um depois de conhecer a Anita, que é uma pessoa com extremo bom gosto, com uma energia incrível e com pensamentos muito estruturados e fundamentados.

A Anita ajudou-me a simplificar o meu dia-a-dia. Ajudou-me a libertar de roupa que não me ficava bem (eu no fundo até sabia, mas não tinha coragem de colocar de lado) e a organizar o meu petit closet (hoje em dia tenho toda a roupa de inverno e verão junta – antigamente tinha separada na cave). Ajudou-me a perceber que tudo é mais fácil quando temos roupa versátil que dá para trabalhar e para o fim-de-semana e a combinar roupa com opções que jamais teria identificado sozinha. Hoje em dia, compro menos roupa do que comprava e sinto mais confiança nos outfits do dia-a-dia."

Cátia Bessa, 34 anos

"Sentia-me perdida, sem motivação para nada. Devido a problemas pessoais engordei cerca de 30kg, perdi a auto-estima, não gostava do que via ao espelho, etc. Infelizmente é uma situação bastante comum entre muitas pessoas. 

Já tinha ouvido falar de coaching, e apesar de não ter qualquer formação, é uma área com a qual me identifico, e decidi, então, experimentar uma sessão com a Ana para ver como era. 

Bom... Fui ver como era e gostei tanto que fiz mais dez sessões!
E posso dizer que nestas dez sessões tive resultados bastante positivos!
Digo até, com toda a certeza, que foram mais positivos que em 2 anos de terapia com uma psicóloga!
 

Só por aqui vêem como eu sou complicada! 

Neste processo de mudança a Ana fez toda a diferença! Sim, acredito que a terapeuta/coach faz toda a diferença nestes processos. A Ana é especial. Se no início eu achava que era tudo mau e não via soluções para nada, a pouco e pouco, a Ana ia mudando qualquer coisa cá dentro. Com a sua ajuda, trabalho e dedicação acabou por me transformar numa outra mulher. Hoje em dia, sou uma pessoa mais confiante, consegui mudar os meus hábitos alimentares sem me sentir na obrigação para tal, retomei a atividade física, sinto me motivada e sei que, a pouco e pouco, vou recuperar a forma física que tinha bem como a minha auto estima! Com a Ana encontrei o meu caminho! Adorei e recomendo!"

Joana & Pedro, Informáticos

"Olá Ana,

Como tens passado?
 
Estou a fazer o meu fecho do ano e 2017 não seria o ano que foi sem ti. Foste a nossa prenda de Natal de 2016 e, sem dúvida, a melhor de todas. Eu já tinha a minha ideia feita e a escolha já estava tomada há muito tempo. És, sem dúvida, a pessoa mais reconhecida e mais credível do mercado. E não me enganei em relação a isso.
 
O resultado foi muito bom, a minha vida profissional melhorou imenso, mas mais do que isso eu mudei para melhor, sinto-me mais mulher, sinto-me mais individual, única e isso devo ao teu empurrão. Uso no meu dia-a-dia, cores, saias rodadas que tanto adoro (e que muita gente achava que não podia vestir, por me fazer mais gorda, mas quando hoje me vêem com elas dizem que ficam lindíssimas) e elementos criativos, sem medo de parecer descabido.
 
Por outro lado, o Pedro, está cada vez mais vaidoso, elegante e muito mais cuidadoso com o que veste. Nos anos, a família ofereceu-lhe roupa e foi ele o próprio crítico das escolhas, e quando foi trocar escolheu camisas com padrões engraçados, algo que ele antes jamais faria.
 
Claro que nem sempre respeitamos as regras, por exemplo, eu ainda não consigo fazer maquilhagem completa. Mas o mais importante foi que nunca mais nos sentimos feios nas festas, nem muito menos nos sentimos desajustados.
 
Por tudo isto e muito mais, o nosso muitíssimo obrigado.
 
No próximo ano, se tiveres um tempo gostaria muito de te convidar para um lanche. Adorei poder trocar ideias contigo e de partilhar experiências.
 
Tem umas boas festas e um ano de 2018 fantástico.
 
Beijos,
 
Joana e Pedro”
Segue-se a nossa review:
“Após análise de ano novo, chegamos à conclusão de que a nossa imagem não correspondia ao sucesso profissional que temos. Como informáticos, a imagem não é considerada importante mas para nós é.
Falamos com amigos e família para perceber a sua opinião sobre contratarmos uma consultora de imagem. Foi-nos passado a preocupação de que poderia ser muito difícil vestir algo que poderíamos nem gostar, quer em tipo de roupa quer ao nível de cores.
Toda a experiência com a Look a Day provou o contrário. A Ana preocupou-se em conhecer-nos, para saber o que gostávamos, como era a nossa rotina, quais eram os nossos sonhos, expectativas e preocupações.
O resultado foi fantástico, sentimo-nos confiantes e com uma imagem adequada às pessoas que somos. A Ana ajudou-nos a encontrar o nosso próprio estilo e por isso estamos extremamente satisfeitos e gratos.
Obrigado!

Rubina Clemente, 34 anos, Enfermeira, Funchal

“Tenho 34 anos, sou enfermeira mas este nunca foi o meu sonho de criança. Antes pelo contrário, era uma profissão com a qual não me identificava minimamente.

Por várias e estúpidas razões, acabei por tirar o curso e exerço esta profissão há 11 anos. Já era de esperar que mais cedo ou mais tarde, sentisse que não era 100% feliz profissionalmente, apesar de me considerar uma boa enfermeira.

Não me lembro como, descobri a Look a Day e a Anita Silvestre, e o seu discurso e experiência são inspiradores, quando nos diz que podemos sempre mudar, que não devemos viver eternamente insatisfeitos e que não temos que ter a mesma profissão a vida toda. Isto era tudo o que mais queria ouvir neste momento da minha vida profissional e foi a motivação que me faltava para tomar uma atitude. Mas mais importante que as palavras, a Anita é o exemplo de que podemos mudar o nosso percurso profissional e sermos verdadeiramente felizes a fazer algo com que realmente nos identificamos.

Fiz 10 sessões de coaching, e o balanço é extremamente positivo!! Aconselho todas as pessoas a fazerem coaching com a Anita, se sentem que vão para o trabalho insatisfeitos e frustrados porque gostavam de estar a fazer outra coisa mas não sabem o quê ou vos falta orientação e foco.

A Anita ajudou-me a descobrir os meus talentos, mas acima de tudo, incentivou-me a desenvolver alguns que eu queria desenvolver há tanto tempo e estava constantemente a adiar. Tenho a certeza que se não tivesse feito estas sessões de coaching, nunca teria avançado com um sonho de criança…cantar!! Ela fez-me acreditar nas minhas capacidades e ensinou-me que o mais importante é agir e não ficar apenas pelos pensamentos e planos. “Põe no papel” dizia ela vezes sem conta, e não é que ajuda mesmo e nos faz agir mais rapidamente? A Anita mostrou-me que é sempre possível mudarmos o nosso percurso, para algo que nos deixe verdadeiramente felizes e realizados, bastando apenas ter alguma orientação e dar o primeiro passo.

Neste momento, tenho vários projetos em desenvolvimento e apesar de continuar a ser enfermeira, sei que ainda vou trabalhar em áreas que me deixarão muito mais feliz e realizada. Já tenho saudades das nossas sessões de coaching, e se sentir que estou a procrastinar e a boicotar o meu futuro, não hesitarei a contactar a Anita para me fazer acordar novamente.

Inventei uma frase que resume o meu estado de espírito, concluídas as nossas sessões de coaching… “Para realizar um sonho, só preciso de uma coisa…dar o primeiro passo!!!”

Obrigada Anita, por me fazeres acreditar num futuro profissional sorridente!!!”

Sílvia Henriques, Terapeuta Familiar

"Andava cansada do meu look, era inverno e já não havia camisola ou calça que achasse bonita. Tudo o que tinha no armário me parecia sem brilho. Provavelmente seria eu que me sentia um pouco assim! Um dia de Dezembro decidi pesquisar e encontrei a LOOK A DAY e entrei em contacto. Como queria uma mudança geral, depois da troca de alguns e-mails, optei pelo Total New Look.

Foi fantástico.  A Anita é uma mulher de bom gosto e muito prática. Aproveitou quase tudo o que eu tinha no armário  (também já tinha feito uma bela escolha antes da primeira visita dela a minha casa) e deu nova vida a cada peça.  Ajudou-me a fazer novas conjugações, a arriscar, a reinventar e, com poucas peças, criar dezenas de looks diferentes. Comprei apenas meia dúzia de peças novas e passei a ter roupa que posso usar de verão e inverno, bastando, para isso, usar a criatividade. 

A ajuda da Anita para além de ter mudado a forma de olhar para o meu armário, ajudou-me a ter mais segurança nas escolhas que faço de manhã para sair de casa, ajudou a sentir-me mais bonita e a valorizar os meus pontos fortes e a disfarçar os menos bons!

Por último, considero o investimento na consultoria de imagem com a Anita um excelente investimento, porque passei a gastar muito menos dinheiro em roupa, uma vez que agora, com menos, aprendi a fazer mais e melhor! Sinto-me muito mais gira! 

Muito obrigada!"

Rosarinho Soares, Gerente Salão Beleza

"Olá Anita! É com imensa gratidão e alegria que transmito a ti e a todos, que sem ti a minha vida não teria sido a mesma coisa!

Foste tu que me orientaste e iluminaste para outras perspectivas de vida, que me levaram a conhecer novas pessoas, novos caminhos...não foi fácil, mas como comecei a sair da minha zona de conforto, comecei a esforçar-me para alcançar coisas mais pequenas e que me levou a outras maiores, como tirar algumas formações e outras tantas coisas e numa desta formações, que nem de propósito, sobre o Coaching, descobri o que realmente gosto de fazer! Uau! Uma pergunta tão simples e que faz toda a diferença!

E sei que há tanta e tanta gente que vive anos e anos infeliz no seu trabalho.... espero que este meu testemunho seja fonte de inspiração para a mudança de muitas pessoas, este novo ano!

E como nada acontece por acaso, conheci-te por intermédio da Blossom, onde também tirei o meu curso de consultoria de imagem e através de ti conheci a Allcan, onde tirei a minha certificação de Coaching Profissional e, voilá, que encontrei a minha alma gêmea profissional, que és tu Anita! Obrigada por tudo! "💗

 

Maria Dias, 38 anos, Jornalista

"Procurei a LOOK A DAY porque um dia acordei com uma ideia na cabeça: mudar. Mudar rapidamente, largar uma pele que já nada tinha que ver comigo e ver-me de forma diferente. Sentia uma urgência tão grande em arrumar o armário e começar a usar novas formas e cores, que em poucos minutos depois de começar a minha pesquisa online, estava já ao telefone com a Ana. Contei-lhe a minha história, tentei passar-lhe a minha urgência e do outro lado ouvi a compreensão e o apoio de que precisava para sentir que não estava doida, simplesmente entediada ou com uma mera crise de identidade. É que (isto vim eu a perceber depois) a Ana tem muita experiência e já ouviu muitas vezes a minha história. Antes de mim, houve Teresas e Luísas e Andreias que também se esqueceram delas próprias a dado momento do seu percurso. Mas voltemos à minha história:

Trabalhei a partir de casa durante mais de 5 anos. O objectivo que tracei quando tomei essa decisão – ter tempo de qualidade para a família e ver os meus
filhos crescerem – foi cumprido. Contudo, algures neste processo comecei a desmazelar-me e o fato de treino que antes só usava para caminhadas no parque, tornou-se o meu uniforme. Calças pretas, cinzentas, ou castanhas, sempre coçadas (para quê comprar calças novas se ninguém me via?) e acompanhadas por camisolas de capuz, largas, sem forma nem graça nenhuma. Sabem, o fato de treino ou a “roupa de andar por casa” (eu tinha mesmo uma prateleira no armário com uma etiqueta com esta designação!) são muito mais do que bocados de tecido cosidos.

São uma identidade, uma atitude, um estado de espírito, se assim o permitirmos. E eu permiti-o durante demasiado tempo. Sentia-me na maior do tempo tão desmazelada e sem graça como as peças que vestia. Roupa de segunda e um estado de espírito a condizer.

No início do ano, perguntei-me o que queria fazer nos tempos mais próximos. E percebi que queria sair da caverna, pôr o nariz de fora e perceber se havia
no mundo lugar para mim. Queria projectos novos, conhecer pessoas inspiradoras. Envolver-me, sair de casa, entrar num escritório e aprender coisas novas.

Mas como se não tinha mesmo nada para vestir à excepção de ténis e fatos de treino? Estava a começar a receber respostas dos currículos que enviava e
entrei em pânico com a possibilidade de ir a entrevistas. Não tinha roupa, não conhecia o meu corpo pós-3-bebés, não fazia a mais pequena ideia de como me apresentar no mercado de trabalho. O que vestir?

Sem a Ana, não saberia por onde começar e estava pronta a desistir.

Logo na primeira consulta, a Ana fez-me perceber que não havia nada de errado no meu corpo, mas antes roupas que me ficavam bem e roupas que não me ficavam tão bem. Mas havia roupa para mim, sim. Roupa bonita, mais justa, mas feminina e adequada às minhas formas, que afinal, não era preciso (nem desejável!) esconder.

Percebi também que tinha tendência para comprar roupa dois tamanhos acima, achando que ficava mais “composta” (o que quer que fosse que isso queria dizer). 

Se o que a Ana me disse na primeira consulta, mudou tudo na minha cabeça, no dia de compras, a revolução foi total e em 5 minutos (juro!) muita coisa
mudou no meu corpo e na minha cabeça. Desde os 7 anos que não usava uma saia: achava que não podia, que não era para mim. Perna curta, joelho rechonchudo, blá, blá, blá. A Ana insistiu para que experimentasse uma e lá muito a custo a
vesti. Foi só para te fazer a vontade e porque estava com medo que nessa altura já estivesses a perder a paciência comigo, Ana. Ficas já a saber: eu tive medo
de ti naquele provador apertado. E ficas também a saber que tinhas razão. As saias eram para mim. As saias são para mim. Tal como os vestidos, os blazers
cintados, os botins de salto, os cintos coloridos e aquele blusão de cabedal que toda a gente elogia e faz questão de dizer “é a tua cara!”. 

Eu percebi naquele dia que POSSO usar uma saia, que fico bonita. E a questão que não me larga desde então é: se toda a minha vida eu disse a mim mesma que não podia usar saias e agora uso e gosto, então que outras coisas é que eu já disse na minha vida que não podia fazer, mas que se calhar afinal até posso?” Se calhar até me posso candidatar (e conseguir) ao emprego dos meus sonhos. Se calhar até consigo aprender kizomba, tu queres ver?

Percebem quando digo que a roupa não são só pedaços de tecido? A forma como nos vemos muda tudo. Mais do que isso, em determinadas fases da nossa vida, pode ser o empurrão que falta para avançarmos.

Munida desta dose generosa de confiança e esperança em mim mesma e no que o futuro guarda para mim, tenho vontade de dizer “sim” a tudo. Eu, que até há
poucas semanas não ia a lado nenhum. Gosto agora de me arranjar de manhã e de imaginar o que o dia me reserva. Gosto de um armário limpo e de saber que lá dentro só tenho o que adoro. Nada de tralha, nada de recordações más ou fatos de treino coçados. Só roupas tão bonitas como a marca que quero deixar no mundo.
 

A todas que estão a pensar voar mais alto, mudar de
emprego, de casa, de vida. A todas as que acham que as saias (ou as calças, ou os saltos ou a vida, mesmo) não é para elas: recomendo muito a LOOK A DAY e
garanto que foi dos melhores investimentos que já fiz na minha vida. Acho mesmo que é daquelas coisas que toda a gente devia fazer uma vez (em vez de saltar de para quedas ou outras coisas que  podem culminar em ossos partidos). Garanto-vos doses generosas de emoção (se forem como eu até vão chorar e rir ao mesmo tempo. Vai ser tipo novela das 8, mas melhor, garanto).

Obrigada, Ana, pelo profissionalismo, sensibilidade, boa disposição e sábios conselhos. Adorei o tempo que passei contigo e (olha a lamechice) nunca te vou
esquecer. Foste parte determinante de tudo o que de bom já me está a acontecer com esta mudança. Devias ver-me toda gira a ir buscar os miúdos à escola. E a ir ao supermercado. Às entrevistas de emprego. Ao médico. Ao fundo da rua. Ao
interior de mim mesma.

Obrigada por tudo, minha querida Ana (abracinho imaginário)!"

Marta Alegria, Gestora de Recursos Humanos

“Há alguns anos que me sentia descontente com a minha imagem e com o impacto que ela causava. Havia até quem comentasse, em contexto de trabalho e em contexto familiar. 

Por ser uma pessoa que valoriza o conforto acima de tudo, não conseguia gerir bem a indumentária para conciliar a boa aparência com o conforto. Aliado ao facto de ter tido bebé, comecei a colocar em terceiro e quarto plano esse tema da aparência. 

Passados uns 7 meses de ter tido o bebé, algo mudou! Como uma necessidade de me focar em mim própria e de mostrar ao mundo que continuava cheia de energia para viver. 

Logo desde o primeiro momento em que conheci a Anita e fiz uma reunião de esclarecimento com ela sobre os serviços da LOOK A DAY que senti impacto positivo. Retirei logo uma influência positiva e algumas dicas simples e úteis para me ajudar a entrar em ação. 

O processo como um todo foi fantástico pois não só ajudou no imediato (a transformação é tão evidente que muitas pessoas comentam e elogiam) como me deu imensa autonomia e autoconfiança para criar eu novos looks, para fazer compras futuras, para manter a energia e o foco na minha imagem e impedir que a preguiça tome conta. Ainda por cima senti que a Anita me transmitia as dicas mais importantes, mas sempre adaptando às minhas necessidades, condicionantes e gostos. 

Excelente! Recomendo vivamente. Aliás, já recomendei a muitas colegas de trabalho, amigas e familiares. Adorei e alcancei os resultados que pretendia!”   

Andreia Casimiro, 25 anos, Researcher em Biotecnologia

"Quando começou (processo de Coaching) não fazia ideia para o que ia, tinha alguma noção em que consistia, mas expectativas zero. 

Desde logo a Ana conseguiu desmistificar todos os receios e limitações que pairavam em mim, tipo nuvem negra! 

Numa altura em que estava tão centrada na imensidão de trabalho que tinha, que me permiti esquecer de dar atenção e valorizar o que de bom a vida tem, a Ana conseguiu fazer-me pensar fora da caixa, ver para além das limitações por mim impostas e ressignificar a expressão “Do more of what makes you happy”. 

Em cada sessão, saímos com a sensação de que somos capazes de tudo, que somos mais fortes, menos egocêntricos, mais tolerantes e, acima de tudo, que estamos nós próprios, num patamar, que facilmente recusamos no dia a dia. 

Para além de desenvolvimento de novas estratégias e perspectivas, não só profissionais como pessoais, a Ana é aquela pessoa que consegue ajudar-nos a desenvolver a nossa capacidade de autoavaliação, autovalorização e autocrítica. 

Sem dúvida que lhe devo todas as descobertas ocorridas ao longo das sessões de coaching e é a ela, sem dúvida, que tenho a agradecer a disponibilidade que demonstrou ao longo do tempo que passamos juntas. 

Irei recorrer ao coaching sempre que achar necessário, porque é realmente um processo enriquecedor. 

Recomendo a 100% o seu trabalho!!"

Inês M., Business Director

Quando contactei a Anita não tinha bem a certeza do que queria, no entanto tinha esperança que ela me ajudasse a usar 100% da imensa roupa do meu armário!

Confesso que sou um pouco céptica e achava que não seria possível e teria de dar a roupa toda e comprar nova.

Mas não… posso dizer que dei muita roupa sim, mas da minha adolescência que eu achava que ia voltar a vestir.

Hoje em dia tenho cor no meu armário, visto calças verdes com camisas amarelas (verdade, fica bem).
Todos os dias me lembro dos conselhos que a Anita me deu e de vez enquanto lá estou eu a “chatea-la” com perguntas :)!!!

Não podia ter sido melhor. Adorei todo o processo e posso dizer que a Anita é simplesmente fenomenal!

Obrigada por tudo :)!

Cláudia Rodrigues, 36 anos, Economista

"Há muito tempo (desde que ouvi falar da existência de makeovers, closet cleanings, image advisers, etc) que sempre quis fazer algo do género para mim. Os preços sempre foram proibitivos e completamente fora do meu bolso, até que encontrei por acaso o blogue Look-a-Day, e fiquei fã… e fui seguindo. Além de adorar as dicas, fiquei surpreendida com a iniciativa “low-cost” dos preços, e ficou decidido que seria “aqui” que iria realizar esta minha ambição de há muito tempo. 🙂 

Quando decidi mudar de casa, apercebi-me da quantidade de “tralha” que tinha, em particular roupa a mais… com a maternidade, o corpo também mudou, e ao final dos 2 anos pós-parto (em que o corpo ainda está em mudança) decidi aventurar-me num Closet Cleaning. A ideia era saber o que me fica bem (ainda!) e como ter um guarda-roupa menor mas muito mais funcional, o que aproveitar, o que ainda se usa e outras dicas que pudessem surgir. 

Adorei a sessão!! Posso dizer que efetivamente MUDEI a minha maneira de me ver e de me vestir, e o ânimo de manhã para escolher a roupa…. As dicas, toda a produção, foram valiosíssimas, ganhei um novo entusiasmo e ando a “espalhar” por toda a gente as descobertas preciosas (houve tantas revelações surpreendentes relativamente ao que andava a fazer mal! E melhor: em relação ao que poderia fazer BEM! Incrível!) 🙂 Consegui reter todos os conselhos, e continuei em casa (posteriormente) o 'destralhamento', e de facto foi algo que já deveria ter feito há muito tempo… e que fez toda a diferença!! Acho que respirei de alívio, e não há como ter alguém entendido de fora para nos fazer ver a realidade tal como ela é… porque os nossos olhos mentem em frente ao espelho, e é mesmo preciso um olho clínico, imparcial e experiente para nos fazer encarar a verdade das coisas… mas também acho que temos de nos conseguir identificar com esse “olho clínico” e foi por isso que para esta aventura escolhi a Ana Teresa (não foi só pelo preço, não!). 

Acho muito importante termos alguma empatia em termos de estilo, de conselhos, de “olho”, para conseguirmos aceitar os conselhos, para o pós-sessão, digamos. Isso só acontecerá quando temos total confiança e nos identificamos com a pessoa que escolhemos para nos aconselhar… com o seu estilo, com as suas escolhas, com o seu modo profissional de ser. 

Isto é algo que TODA a gente deveria fazer pelo menos uma vez na vida...deveriam dar-vos a vós próprios a hipótese de mudar, para melhor! 

Obrigada Ana! Um beijinho!"

Elisandra Lopes, 33 anos, Consultora, Cabo Verde

"O Coaching ajudou-me a redescobrir-me…  

Já não me recordo como descobri o blog da Anita mas recordo-me bem o meu primeiro encontro com uma desconhecida, em pleno dia de inverno, num edifício antigo da baixa de Lisboa. Havíamos combinado um encontro para nos conhecermos e combinar os detalhes do serviço de personal shopper. Na altura, preparava-me para abraçar um novo desafio profissional e mudar de país, ajudou-me a montar um novo guarda-roupa que amo até hoje pois todas as peças têm muito que ver comigo, consigo usá-las em várias ocasiões e deixei de estar sempre a comprar roupas … nunca pensei que fosse possível viver 1 ano sem comprar roupa e com um guarda-roupa minúsculo - aprendi que não preciso de muita roupa para estar bonita. 

Durante 3 aninhos fui seguindo à distância o blog e, recentemente, por vários motivos, decidi que era o momento de fazer um processo de life coaching para me ajudar a esclarecer as minhas ideias, indecisões e recuperar a motivação. O meu reencontrar com a Anita trouxe-me junto uma série de coisas boas que, coincidência ou não, faz-me pensar que o universo conspira a meu favor e continua a conspirar… Estava frustrada com o meu percurso profissional e as sessões de coaching trouxeram-me uma nova energia, aprendi a aceitar-me melhor, a valorizar o meu EU e a não procrastinar. Descobri muitas coisas positivas em mim e no meu trabalho. Hoje sou uma pessoa leve, organizada, motivada e cheia de projetos, descobri que afinal tenho tempo para tudo e sinto uma enorme vontade de seguir em frente e sem reservas. 

O coaching ajudou-me a descobrir várias facetas do meu ser que desconhecia.
Ganhei também uma nova amiga, OBRIGADA."

Cláudia Valderrama, 35 anos, Agente de Reservas

"Como conheci a Ana e contratei o serviço de consultoria de imagem?

Já havia algum tempo que ouvia falar deste tipo de serviço, e cada vez que via na tv este género de programa dizia cá para comigo que gostaria de experimentar um dia...mas sem nunca dar o passo. Primeiro porque os preços sempre foram muito proibitivos e também porque faltou o tal “impulso” para lançar-me de vez. Isso aconteceu nos finais de Agosto, a um Domingo à noite, quando estava a ver um programa deste tipo... Na Segunda-feira seguinte pus-me a pesquisar sites dedicados à consultoria de imagem e fiquei bastante interessada no site Look a Day. 

Li com muita atenção toda a parte de consultoria de imagem, assim como os testemunhos de quem já o tinha feito e toda a informação sobre a Ana e fiquei convencida de que era o que procurava.

Os resultados desta experiência foram bem melhores do que aquilo de que eu esperava e superaram todas as minhas expectativas! Pois não só mudei a minha maneira de me vestir como também a maneira de me ver. Posso até dizer que já não tenho aquela tendência para evitar o espelho como tinha antes.

Fiquei  muito surpreendida relativamente ao impacto que teve esta mudança não só em mim, de um ponto de vista pessoal, mas também nos outros e na maneira como olham para mim e interagirem comigo. Só tive elogios de todos aqueles que me rodeiam, até de pessoas com as quais não tenho muita confiança! Todos dizem que alem de me ficar bem esta mudança, também ganhei em confiança e auto-estima.

Posso dizer também que a Ana me ajudou a ver o meu corpo com outros olhos e a aperceber-me de que afinal não estava assim tão mal como eu pensava.

Também me ajudou a perceber como vestir-me de forma mais lisonjeira e, acima de tudo, ajudou-me a compreender como expressar-me através da forma como me visto.

Mostrou-me como continuar a ser “eu” mas vestindo-me com roupas mais adequadas e realçando os meus pontos fortes.

Consegui reter todos os conselhos da Ana e continuei em casa a colocá-los em prática todos os dias.

Já vai fazendo parte da minha rotina. Aconselho a todas as pessoas que querem não só melhorar o seu visual como também aumentar a auto-estima e auto-confiança."

Helena Barreiros, 28 anos, Designer Gráfica

"Lembro-me perfeitamente do dia em que descobri o site da Anita. Li tudo atentamente, as informações eram muito claras, claras demais. Razões para se fazer coaching? Eu tinha-as todas. O coaching pode ajudar nisto e naquilo? Eu precisava de tudo. Objetivos específicos? Eu queria todos. Mas ainda assim não estava convencida.. Uma sessão de skype e a Anita disse-me: "Não tenho ninguém que não tenha tido resultados." E eu pensei .. "Ai é? Então prepara-te .."  

Bem feita. A treinadora é tão boa que descobriu que eu também era boa jogadora e deu-me a força para acreditar isso. Ela não me pôs a fazer/ser coisas que não faço/sou. Ela simplesmente (!!!) me mostrou como usar a minha capacidade e como acreditar em mim. Não desistir a um desalento, não desanimar a uma contradição. Uma voz positiva e determinada, como eu já tinha esquecido de ser para mim. 

O coaching é um processo muito profundo, que precisa dum aluno necessitado. Precisa ainda mais dum professor inteligente. A Anita foi inteligente, foi ágil - eu atirei-lhe todas as minhas frustações - foi astuta e superior. E atrás dela, superei os problemas e descobri uma maneira de saber viver que não pensava possível."

Filipa Simões Freitas, Designer Gráfica Lance Collective

"Nunca pensei que um dia eu ia fazer um "personal shopping" daqueles que vamos comprar roupa com alguém que sabe mais que nós e que não tem papás na língua para dizer "isso não te fica lá muito bem". Mas esse dia chegou, fui, vesti, despi, experimentei, comprei e vim embora com coisas que sozinha não tinha comprado."Continua aqui.

Andrea Portugal Deveza, Arquiteta, Artesã Atelier da Tufi

"A Ana sabe o que faz e ajuda no que for preciso. contactei a look a day e pedi ajuda para montar um look para a tv, queria ter noção de que o que eu queria usar não fosse demasiado formal, nem um pijama, que não me fizesse larga como uma porta, mas que se possível magra! alta, mas não mais alta que a cristina ferreira, isso é que não. ela socorreu-me e juntas despejamos o meu armário e um pormenor aqui e outro ali e não sendo eu dona de uma mega armário todo fashion, senti-me super confortável e sem apertos numa situação já de si tão estranha e fora da minha zona de conforto. não há pior do que estarmos nervosos, e ainda ter algo que nos deixa desocnfortáveis fisicamente! não estou para isso. e voilá! não é marca chique mas eu adorei o look, entre saia e botas é que eu estou bem! vou ter que adquirir mais umas quantas.... obrigada ana!!" Mais aqui.

Andreia Neto, Professora

"Racional e ponderada como sou, sempre achei que o coaching não era para mim. Achava que iria conseguir dar a volta por cima de uma série de preocupações, mas depois do nascimento da minha filha não estava a ser nada fácil o regresso ao trabalho nem reorganizar a vida tendo em conta todas as tarefas e funções novas que tinha (e tenho) para realizar.  

Já conhecia o blog da Anita há muito tempo e sempre me identifiquei bastante com o que lia e com os muitos temas que são abordados no Look a Day, mas, lá está, nunca tinha prestado muito atenção à vertente do Coaching, por achar que não era para mim. Quanto comecei a explorar os textos e os conselhos da Anita, fez-se um clique e percebi que precisava mesmo de ajuda.E 10 sessões fizeram milagres! Ainda não tenho o peso que quero nem a auto-estima que gostava (isso é um work in progress sempre), mas já me consigo organizar muito melhor em termos de tarefas para fazer (há um caderno e uma agenda sempre a jeito para apontar tudo o que é importante e a não esquecer, já que aqui em casa sou mãe, dona-de-casa e mulher, mas também sou professora e mestranda), há uma melhor definição de prioridades para uma melhor e mais eficiente gestão do tempo, há um roupeiro mais organizado (mas ainda haverá um Total New look para me sentir mais feminina e mais segura nas minhas escolhas de vestuário e para ter o roupeiro mais arrumado!). 

Resultado: sinto-me mais empoderada em muitos dos aspetos da minha vida e recomendo vivamente o coaching com a Anita! 

Na altura da vitória de Portugal no Euro, falou-se muito de coaching por causa do Éder que parecia que tinha descoberta o segredo de uma vida profissional mais bem sucedida. Afinal, o segredo já não é novo e tem um nome. Chama-se coaching e a Ana Teresa Silvestre é mestre naquilo que faz!"

Marta Ramos Pereira, Consultora de Gestão

"Com estas sessões, além de serem um bom escape no final de um dia de trabalho, aprendi muitas coisas que me levam hoje a sorrir mais e a ser uma pessoa mais confiante…  entre elas destaco a forma como compreendi que nem tudo o que acontece de menos bom é culpa minha, aprendi a ficar contente com pequenas conquistas diárias, aprendi que até gosto da minha forma de ser e de pensar!! Ou seja… gosto mais de mim!! 🙂 

Além das técnicas fundamentais que me ensinaste… o sucesso destas sessões deve-se à forma como consegues que eu própria encontre as respostas necessárias.  

Obrigada! "

Elvira Figueiredo, 55 anos, Secretária de Direcção

"Há muito tempo que sonhava em fazer um  trabalho de Consultoria de Imagem / Closet Cleaning. Mas sempre fui adiando, adiando por motivos que nem eu própria consigo dizer.

Assim que vi o site com as várias propostas da Anita, deitei mãos à obra e disse: é desta

E assim foi ...

Simplesmente adorei.

Adorei de tal forma que até repeti ...

(Sim é verdade ... não tivemos tempo de atacar tudo de uma só vez)

Acho que foram umas tardes excepcionalmente bem passadas. E para além de ter sido divertidíssimo foi altamente proveitoso.

Foi fantástico eu aperceber-me que tinha no meu armário peças de roupa que me permitiam fazer Looks nunca antes imaginados ...

De todo o trabalho que foi feito com a ajuda da Anita fiz o meu Style Book, que me ajuda montes de vezes a rapidamente resolver o que vestir, mas ... o mais importante ... foi o gostinho com que fiquei de eu própria criar novos Looks que vou guardando e acrescentando no meu Style Book.

Resumindo ... Simplesmente Maravilhoso.

Obrigada Anita pela fantástica experiência.”

Carla Nunes, 36 anos, Engenheira Civil em mudança de carreira

(Depois de um Closet New Look). 

"O cinto passou a ser o meu novo melhor amigo e a Ana a minha nova "anja da guarda" 🙂 Adorei as suas dicas e revi-me bastante no seu texto do blog de ontem (onde terá ido buscar a sua inspiração?). E de facto aconteceu uma coisa curiosa que foi ter ido buscar a minha filha aos meus sogros e fui, achava eu, muito simplesmente vestida porque passei a tarde a arrumar o quarto, com a ultima túnica de malha que experimentei, com umas calças de ganga e botas cinza. Mas com o detalhe do cinto. E não é que quando cheguei lá a casa, o meu sogro disse que eu estava toda gira e diferente?!    

É mesmo incrível! E hoje acordei com uma confiança diferente e ansiosa por experimentar todos os looks que tenho disponíveis. Isso é mesmo fantástico.
O seu pinterest também está cheio de ideias giras para colocar em prática.
Bem, acho que dá para perceber que adorei e que superou em muito as expectativas.
Muito obrigada Ana."

Myriam Madzalik, Cantora Lírica

"Quero deixar o meu testemunho quanto ao apoio e consultoria que a Anita me prestou. 

Foi óptimo por ajudar não só a arrumar o armário, mas igualmente proporcionar ordem mental quanto ao assunto, que é de onde parte tudo! É uma forma pragmática, eficaz e libertadora de organizar, planear e renovar-se o guarda-roupa de uma forma actual, eficiente e objectiva aos propósitos de cada cliente. Acabamos por redescobrir novas combinações e peças esquecidas com um look moderno, acabando por fazer compras em casa, para além de alimentarmos a nossa criatividade! 

A paciência, sensibilidade e diplomacia da Anita assiste-nos com confiança ao nosso pedido de help! Aconselho a todas/os a fazê-lo uma a duas vezes ao ano. É altamente recomendável e rentável, pois poupamos! Parabéns pela iniciativa. Votos da continuação de muito sucesso!"

Carla Duarte, 39 anos, Gerente de Loja

"Com 39 anos, uma carreira e paixão pelo mundo da moda, sempre tive imensa curiosidade em fazer uma consulta de imagem, primeiro pela curiosidade e necessidade de aprender mais, mas também para tirar algumas dúvidas e inseguranças.

Adorei fazer a consulta, a consultora aproxima se da nossa realidade, do dia-a-dia, tendo em conta a nossa personalidade. Veio confirmar aquilo que eu já tinha percepção em termos de formas e proporções,

e as cores...bom, as cores foi uma agradável surpresa, não tinha ideia que aquela paleta de cores eram as minhas. Ajudou-me bastante a ultrapassar algumas inseguranças e ir mais além, arriscar mais!

Obrigada Anita :)"