Hoje é o Cinco de Mayo. Sim, em espanhol, porque hoje é o dia em que se comemora a vitória do exército mexicano sobre as forças francesas na batalha de Puebla em 5 de maio de 1862. A esse propósito, então, o look do dia foi buscar inspiração mexicana para a proposta de modelito bem fresquinho para aproveitar o sol e calor que se faz sentir.
Para obter um look mexican é essencial o vestido de inspiração mexicana – de corte largo e direito e com o bordado característico mexicano. Este tipo de peça esteve bastante na berra há um, dois anos, principalmente no Brasil, um vizinho do México. Conjuga-se com acessórios de tendência étnica – uma mala em verga, sandálias de couro entrançado, brincos com penas, colar de pele e pulseiras de madeira étnicas e estamos prontas para encarnar o verdadeiro espírito colorido e alegre mexicano.
Vejam algumas imagens de outros looks com os vestidinhos mexicanos:
![]() |
Preta Gil, cantora brasileira |
![]() |
Carolina Dieckman, actriz brasileira |
E os trajes tradicionais mexicanos:
Uma mexicana bem famosa é Salma Hayek. Com carreira nos Estados Unidos é uma actriz lindíssima muito requisitada.
Salma Hayek é também a produtora da série Ugly Betty, baseada na telenovela colombiana, Yo Soy Betty La Fea. Ugly Betty segue o dia a dia de Betty Suarez, uma secretária de origem mexicana eficiente mas pouco atraente que trabalha na Mode, uma revista de moda.
No trabalho, ela tem de lidar com as mulheres da revista que são mais atraentes que ela e com os homens que lá trabalham, especialmente com o patrão mulherengo, Daniel Meade, que é o filho do dono da revista.
![]() |
Uggly Betty |
Salma Hayek foi também Frida Kahlo no cinema. Frida Kahlo foi uma pintora mexicana com uma obra importantíssima e uma história de vida fantástica que merecia, de facto, um filme.
![]() |
Salma Hayek |
![]() |
Frida Kahlo |
![]() |
Quadro de Frida Kahlo |
Sobre o Cinco de Mayo:
“Cinco de Mayo (espanhol para “cinco de maio”) é uma festa realizada a 5 de maio, que comemora a improvável vitória do exército mexicano sobre as forças francesas na batalha de Puebla em 5 de maio de 1862, sob a liderança do general Ignacio Zaragoza Seguin. É comemorado principalmente no estado de Puebla e nos Estados Unidos. Enquanto o Cinco de Mayo tem um significado e uma celebração limitada no México, a data é observada em todo o território dos Estados Unidos e noutros locais no mundo como uma celebração da herança e orgulho mexicano.
O Cinco de Mayo tem suas raízes na ocupação francesa do México. A ocupação francesa realizou-se após o rescaldo da Guerra Mexicano-Americana de 1846-48, a Guerra civil mexicana de 1858, e a Guerra da Reforma de 1860. Estas guerras deixaram o Tesouro mexicano em ruínas e quase falido. A 17 de julho de 1861, o presidente mexicano Benito Juárez emitiu uma moratória em que todos os pagamentos da dívida externa seriam suspensos por dois anos, com a promessa de que após este período, os pagamentos seriam retomados. Em resposta, França, Grã-Bretanha e Espanha enviaram forças navais para Veracruz, exigindo o reembolso. A Grã-Bretanha e a Espanha negociaram com o México e retiraram-se, mas a França, na época governada por Napoleão III, decidiu aproveitar a oportunidade para estabelecer um império latino no México que favoreceria os interesses franceses, o Segundo Império Mexicano.
Mais tarde, em 1861, a frota bem armada francesa invadiu Veracruz, o desembarque de uma grande força francesa levou o presidente Juárez e o seu governo a refugiarem-se. Movendo-se a partir de Veracruz para a Cidade do México, o exército francês encontrou forte resistência dos mexicanos perto de Puebla, nos fortes mexicanos de Loreto e Guadalupe. O forte exército de 8000 franceses atacou o muito pobre equipado exército 4000 mexicanos. No entanto, os mexicanos conseguiram decisivamente esmagar o exército francês, o melhor exército na época, e que não havia sido derrotado há quase 50 anos.”
Fonte: wikipedia.
Deixo-vos com imagens do México, que é um bom destino turístico:
E de comida mexicana para as apreciadoras de tacos, burritos, fajitas e margaritas!
‘Te Gusta’?
Interessante… já me tinham dito que fazia anos no dia duma comemoração mexicana mas não sabia qual nem o motivo! 🙂
Mas não sou muito fã das túnicas mexicanas :
Beijinho
E o 5 de Maio também foi o dia, em 1921, que foi apresentado ao mundo o Chanel nº5. Só coisas importantes no dia do teu aniversário! Chanel é classe! 🙂
beijinhos