Se te pedisse para avaliar o teu sucesso, neste momento, numa escala de 0 a 10, quanto darias? Já está? Então, regista. Mais logo, ou agora, pergunta às pessoas mais próximas e que mais amas que avaliem também o teu nível de sucesso com a mesma escala por base. Compara o teu resultado com o deles e a grande probabilidade é que, para as outras pessoas, sejas muito mais bem-sucedida do que tu própria julgas que és!
É exatamente este exercício que foi feito e que podemos ver no vídeo em baixo. Como neste outro exemplo da campanha fantástica da Dove pela auto-estima, que podem ver aqui, na maioria das vezes, nós somos os os nossos piores inimigos e mais duros críticos. A percepção do nosso valor quase nunca está em consonância com o que os outros pensam de nós. E neste caso, acreditem que eles têm sempre razão. O olhar dos outros sobre nós é sempre mais geral e bondoso e focado nas nossas qualidades, ao passo que aquilo em que a nossa atenção mais se concentra acerca de nós próprios, acaba por ser nos nossos defeitos ou o que achamos que nos falta. Infelizmente, fazemos isto muitas mais vezes do que aquelas em que fazemos o favor de dar conta das nossas conquistas.
www.boredpanda.com/success-rating-social-experiment-video-strayer-university
O vídeo que puderam ver foi criado pela Strayer University and Aplus e faz parte de uma campanha para re-definir a palavra ‘sucesso’. Atualmente, a definição no dicionário Merriam-Webster diz que sucesso é ‘o fato de obter ou atingir riqueza, respeito ou fama’. E como 90% dos americanos já associa sucesso ao conceito de felicidade, decorre a petição para, justamente, se alterar a definição no dicionário. Aqui, neste post antigo, podem ver uma boa definição de sucesso e ainda bem que a ideia geral de sucesso associada a poder ou fama está a ser mudada. Porque sucesso é muito mais que isso. Como a felicidade, o sucesso vem de dentro e não de qualquer manifestação, mais ou menos material, externa. Concordam? Qual a tua definição de sucesso? 🙂

0 Comments