![]() |
Tina Fey |
As mulheres, acredito, têm super-poderes. Somos, sem dúvida, seres sobrenaturais, na maioria dos dias. Acumulamos tarefas e papéis e fazemos malabarismos impensáveis, quase sem nunca deixar cair os pratos. Quase, porque às tantas, há alguma coisa que cai por terra, que fica para trás. Entre fraldas, fazer o jantar, trabalho, limpezas, choro, trabalhos de casa, horas extra, etc, etc, quem fica em último lugar somos nós mesmas, muitas vezes. É assim, não é? Coisas como tempo para nós próprias, para pôr a leitura em dia, rituais de beleza ou até para decidir o que vestir todos os dias, não chegam a ter lugar na lista de tarefas diárias. E é para facilitar essa situação específica – a das manhãs caóticas frente ao roupeiro – que aqui venho hoje. Porque é possível estar bem e ter estilo de forma fácil e pacífica, mesmo quando temos o mundo inteiro sobre os nossos ombros e o tempo não se multiplica:
- O minimalismo é amigo da falta de tempo, logo, comecem por ‘destralhar’ o guarda-roupa. Ah, mas isso ocupa tempo, dizem vocês. Pronto, eu disse que é fácil, não que é mágico. Preparar o vosso guarda-roupa ajuda muito na hora de vestir. Se ele está mais do que cheio de peças e peças, a maioria que nem usam, e nem sabem metade do que lá está, acredito que desencantar looks jeitosos com que se sintam bem e adequadas todos os dias, seja uma tarefa, no mínimo, stressante. Por isso, toca a reservarem uma manhã no fim-de-semana para limparem o armário de tudo o que está a mais – deixem apenas as peças essenciais e que usam efetivamente. Não precisamos de muita roupa para criarmos muitos looks, ela deve é ser versátil. E normalmente só utilizamos 20% do que temos no armário, por isso, há muito que pode ceder o seu lugar. Aproveitem a limpeza para organizarem o closet – juntem as peças por tipo e por cores e vão ver que essa harmonia visual também facilita muito a hora de vestir;
- Planeiem antecipadamente. Se as manhãs são geralmente a correr para despachar os miúdos, tratar dos pequenos-almoços e mais uma vez a tentar despachar os miúdos que são muito apegados à cama, então talvez não seja a melhor altura para decidir o que vestir e esperar estar no nosso melhor. Deixem essa decisão e tarefa para a noite anterior – dediquem 5 minutos antes de dormir, com calma, para verificar a meteorologia do dia seguinte, reverem a vossa agenda e os compromissos e necessidades que terão para, então, olharem para o guarda-fatos e decidirem o que irão vestir no dia seguinte. Preparem tudo, incluindo acessórios, e coloquem de parte, por exemplo, em cima de uma cadeira para que de manhã seja só pegar e vestir. Sem sequer pensar. Se acharem melhor e conseguirem fazer isso, podem até fazer o plano semanal do que vão vestir a semana toda, por exemplo, ao domingo à noite, como um plano de refeições. São mais cinco dias em que não têm que pensar no assunto.
- Preparem um kit de primeiro-socorros do estilo. Quem tem filhos sabe que as nódoas, vincos e buracos na roupa viram os melhores amigos. Por isso, será boa ideia andarem com uma bolsinha sempre convosco em que têm o vosso kit – um tira-nódoas, que as crianças podem ser expressivas a comer; uns collants extra, que nunca se sabe em que brinquedo eles podem ficar presos e até um conjuntinho de costura que uns puxões mais fortes fazem desparecer botões e afins.
- Não descurem os passos básicos de limpeza da pele e de maquilhagem. Já sei que as manhãs são a correr, mas reservem estes 5 minutos para a rotina de beleza. Vocês agradecem e acreditem que não são mais de 5 minutos, é só uma questão de hábito. Gel de limpeza + tónico + creme hidratante ocupa 1 minuto e ao mesmo tempo podem estar a gritar para o mais velho se levantar. Multi-tasking sempre! Depois é só colocar a base (se usarem BB Cream ou juntarem a base com o vosso hidratante diário, já é menos um passo), corretor de olheiras, pó para matificar, umas passagenzinhas de máscara de pestanas, uns toques de blush e gloss e estão despachadas em mais 2 minutos. Afinal, no total, a rotina de beleza só vos ocupa 3 minutos. Estão a ver, não é nada! E o que sentem quando se olham ao espelho faz com que valha a pena o ‘tempo perdido’. Mas se, mesmo assim, com a correria matinal acham que é impossível, levem o necessaire com os produtos de maquilhagem convosco e terminem no escritório. No carro a conduzir, não, que isso deve ser um perigo!
- Por último, e a mais importante dica de estilo para mães trabalhadoras com o tempo contado, para estarem bem e se sentirem melhor ainda na vossa pele e com o que vestem é imprescindível que não se esqueçam de vocês. Quando tudo o resto é prioridade temos que conseguir achar espaço para nos pormos em primeiro lugar também. Porque a maneira como nos cuidamos passa uma mensagem e os outros estarão melhor se nós estivermos bem. 😉

0 Comments