Estamos em plena época de casamentos, ou já no final dela, e muitas dúvidas específicas que tenho de clientes e amigas é, justamente, o que usar num casamento. Ora, aqui já vos tinha falado disso e dado 7 dicas infalíveis para que uma convidada de casamento esteja perfeita no dia do evento. Continuam ótimas e super válidas.
No entanto, parece que há sempre aquele pressuposto de que é preciso, imperativo até, comprar um vestido novo para usar num casamento ou outras festas, mesmo que tenhamos uma série delas durante o verão. Contudo, como gosto muito de ser do contra e questionar todos os pressupostos que há nesta vida e também inspirada por este último post da Jojo do Um Ano Sem Zara (leiam, mesmo!) venho desafiar-vos a abandonar a ideia de ‘terem’ que comprar sempre novos vestidos de festa e a considerar a belíssima, e tão mais inteligente atitude, de ‘comprar’ um look de casamento no vosso próprio armário, e a mostrar-vos como.
É, justamente, pelo armário que começam as minhas dicas infalíveis, para casamentos e qualquer outra ocasião – o vosso guarda-roupa esconde muitos mais looks e soluções estilosas do que pensam!
E aqui vos deixo, então, mais 7 formas de comparecerem fantásticas a um casamento mas sem gastarem nadinha:
1. Recorrendo aos vestidos de festa com outro styling ou arranjo
Se sempre praticaram a modalidade de comprar vestidos de festa sempre que tinham um novo evento e procuravam especificamente vestidos, lá está, festivos, significa que devem ter no vosso armário uma generosa secção reservada aos ditos cujos – aqueles vestidos que só usaram uma vez ou outra e que estão protegidos por uma capinha e que nunca mais viram a luz do dia!
É recorrente encontrá-los nas vistorias de closets que faço ao domicílio e, apesar de serem peças que não têm grande previsão de virem a ser usadas de novo, são as mais difíceis de desapegar. Porquê? Porque, regra geral, vestido de festa é caro e custa desprender desse investimento mesmo que não esteja a ser rentabilizado.
Mas, então, se há um armário cheio de vestidos de festa e há um casamento que se avizinha, porque não se escolhe simplesmente um e está o assunto arrumado? Perguntaria um homem, claro! Vocês sabem a resposta: porque já usámos noutro casamento, há provas fotográficas, vão as mesmas pessoas a este casamento e já o viram noutra ocasião, ou é já um pouco antiquado, etc. Mas como diz a Jojo, quando são looks do dia-a-dia não temos esse problema e ela remata a questão da melhor maneira:
Não faz mesmo. Então, toca a aproveitar esses vestidos de festa que aí estão. São os detalhes que fazem a diferença e mudando os acessórios com que já foram usados, adicionando algum pormenor como um cinto ou até um lenço, brincando com conjugação de cores diferentes com os sapatos e a clutch, fazendo alterações e arranjos, se for possível, no caso de já terem um ar mais antiquado e modificando a maquilhagem e cabelo, todo o look fica diferente e acabam por mostrar aos mais atentos que se poderão lembrar da peça o vosso nível de criatividade e de consciência e confiança, também. Por isso:
2. Recorrendo a vestidos do dia-a-dia dando-lhes um upgrade
Casamento é festa mas o vestido para ir ao casamento não precisa de ser marcadamente festivo. O resultado final, sim. Logo, os vestidos para trabalho do dia-a-dia ou algum que não seja demasiado casual, com uns bons saltos, uma mala mais pequena ou clutch e restantes acessórios e maquilhagem no ponto, diferente da forma como o costumam usar, é uma ótima solução para um look de casamento bem rentável.
É o que eu própria costumo fazer, como uso muito vestidos no dia-a-dia mas, normalmente, com rasos e de forma mais descontraída, para um casamento ou evento mais formal, basta usar com uns saltos e acessórios mais aprumados e, voilà, temos look de festa!
3. Recorrendo a macacões
O macacão é um vestido com calças e uma peça única que fica muito elegante, logo, pode ser uma boa opção a usar num casamento. Se são fãs de macacões e têm algum no armário, vejam lá se com os acessórios adequados não fica uma maravilha de look para levarem ao próximo casamento?
4. Recorrendo ao vosso melhor par de calças formais ou fato
Sim, como já viram pelo macacão, é possível considerar levar calças a um casamento e ir bem chique. Se tiverem um fato que vos assente que nem uma luva ou apenas umas calças de alfaiataria com uma blusa elegante e com os devidos acessórios de que já falámos – saltos, clutch e maquilhagem caprichada, aqueles vossas peças apenas reservadas para trabalho ou reuniões importantes podem ganhar novas funções e propósitos e que bem que lhes faz expandir horizontes!
5. Recorrendo a uma saia
Voltando a ter a perna à mostra, nem só de vestido se fazem os casamentos! Resgatem uma saia mais aprumada do armário ou até uma clássica pencil skirt e com a devida parte de cima com mais brilho ou tecido e texturas mais ricos, os saltos e restantes acessórios e aqui têm de novo um look perfeito para levar a um casamento, com a roupa de sempre.
6. Adicionando um casaco, misturando acessórios e inovando no cabelo e maquilhagem
Como já vos disse lá em cima, com diferentes acessórios e diferentes look de cabelo e maquilhagem, têm um conjunto novo. E até com aquele vestido de festa de sempre podem ainda modificar o conjunto adicionando um casaco – um blazer, aqueles tipo chanel ou até algum pequeno blusão mais festivo que é perfeito para os dias mais frescos e para vos dar aquela refrescada necessária do look de casamento com o vosso próprio guarda-roupa e sem gastar nada!
7. ‘Comprando’ no armário alheio mais perto
Em última instância e mantendo a regra de não gastar nada na mesma, há sempre a hipótese de pedirem um vestido ou outra peça, ou os sapatos ou outros acessórios, emprestados a uma amiga. Se conhecem alguém que use os mesmo tamanhos, ‘comprar’ no armário alheio tem a vantagem da sensação de peça nova sem o inconveniente de voltar para ocupar espaço no armário e não voltar a ser usada.
As trocas e doações e empréstimos sempre fizeram parte da nossa realidade de há anos (quem nunca usou a roupa herdada das irmãs ou primas?) e é um hábito que felizmente está a regressar com a existência, inclusive, de grupos de trocas nas redes sociais, que só ajudam a tornar os nossos hábitos de consumo de moda, e de tudo o resto, mais conscientes.
Imagens www.pinterest.pt
Convencidas de que é possível ‘comprarem’ um look de festa no vosso próprio armário?
Regra geral, qualquer pessoa tem muita roupa, demais até, mas é claro que há quem tenha um armário mais comedido e sem grandes hipóteses e em falta de uma sessão de compras até, mas mesmo nesses casos espero que percebam que, a menos que tenham uma vida social muito ativa e um estilo de vida bem festeiro, não é necessário comprar e ter assim tantas peças exclusivamente de festa e que não consigam inserir nos looks de dia-a-dia. Peças versáteis é o que se quer que, com criatividade, se possam adaptar a qualquer situação e evento na nossa vida.
Desafio-vos, então, a encontrar um ou mais looks novos no vosso próprio armário que possam levar a um próximo casamento! Fotografem e partilhem. Se a tarefa vos parece impossível, tenho todo o gosto em ajudar e provar o contrário! 😉
0 Comments