Qual o vosso atual nível de satisfação com a vossa vida? Que áreas precisam de desenvolver de forma prioritária? Têm noção? Para chegar a esta conclusão podem fazer um exercício muito útil – a Roda da Vida.
Como? Peguem numa folha e desenhem um círculo, dividam-no em 8 triângulos referentes a cada área da vossa vida à escolha. Por exemplo: Amor, Dinheiro, Saúde, Carreira, Relacionamentos, Lazer, Desenvolvimento Pessoal e Ambiente físico. Utilizem estas ou outras que vos façam mais sentido.
Para cada área/triângulo atribuam um valor, de 0 a 10 (sendo 0 nada satisfeito e 10 totalmente satisfeito), referente ao vosso nível de satisfação nessa área, neste momento. Quão satisfeitos estão no Amor? De 0 a 10 qual o vosso nível de satisfação relativamente ao Dinheiro? E por aí além.
Já atribuíram os vossos valores a todas as áreas? Então, vejam que áreas têm os valores mais baixos. Dessas, qual ou quais as áreas que, se aumentarem o nível de satisfação, mais influência têm nas outras áreas? Aquela área que ao ser melhorada também vai melhorar outras áreas? Quando a descobrirem, descobriram a vossa Fatia de Alavancagem.
Agora, relativamente a essa vossa área de Alavancagem, o que podem fazer para aumentar o nível de satisfação? Qual o primeiro passo que podem dar nesse sentido?
A ideia é fazerem a análise da vossa vida e não ficarem a carpir as mágoas, mas sim focarem-se nas soluções. Por isso, abram a vossa mente às respostas que vocês próprios têm e vivam a vida a que têm direito! 🙂
The Garden!
Muito interessante 🙂 Faz lembrar-me, a piramide de Maslow..
Um bocadinho sim Adriana, acaba por ser uma análise de necessidades também! 🙂 ***