Hoje temos uma sexta-feira em modo minimal!
Este é um estilo que nasceu e esteve particularmente em voga nos anos 90 e que, hoje em dia, não passa de moda, principalmente no contexto social e económico que vivemos. O minimalismo carateriza-se por peças depuradas de cortes simples e sem artefcatos. As linhas são direitas, as costuras e outros elementos como botões ou fechos são praticamente inexistentes, as cores a usar recaem essencialmente nos tons básicos, nada de padrões. No fundo, tudo muito simples, como bem ilustra o Look do Dia (ADORO!!!). A imagem que dá é muito clean e agradável ao olhar e que parece muito fácil de construir estando fantástica ao mesmo tempo. No entanto, básico e fácil não é exatamente o mesmo que minimalista – umas jeans que não nos assentam bem e uma t-shirt demasiado curta é um look simples mas não tem nada a ver com o estilo minimal – a simplicidade e depuração da imagem em que tudo pareça interligar na perfeição não é uma tarefa propriamente mais fácil, como possa parecer.
Para este estilo é necessário seguir o lema de Menos é Mais e para isso há que tomar opções e desprender do excesso. O minimalismo pode também ser considerado um estilo de vida ou até mesmo uma filosofia que podemos aplicar a todos os aspetos da nossa vida – na nossa casa, no nosso trabalho, à nossa lista de tarefas e até à lista de sonhos e desejos para o Ano Novo. Esta é uma ideia que me atrai imenso e sobre a qual tenho vindo a ler bastante mas, como disse, não é fácil ser uma minimalista. Vivemos tão rodeados de coisas e assoberbados em acontecimentos e que já fazem tão parte da rotina do dia-a-dia que ter consciência que é preciso parar, avaliar e diminuir é um processo que se avizinha nada instantâneo. Uma dica já a dei por aqui.
Para já, podem ter também a opção de seguir um estilo minimalista no vosso vestuário que irá facilitar, sem dúvida, a arrumação do guarda-roupa, o processo de vestir de manhã, o processo de ir às compras e, claramente, o estado da vossa conta bancária se atualmente forem um bocadinho a dar para o shopaholics.
Por isso, se forem fãs da simplicidade ou se acham que estão a precisar disso na vossa vida e estado mental, um estilo minimal é uma opção elegante e cheia, mas cheia, de estilo do bom! 🙂
A-D-O-R-O este estilo… diz-me muito!