Não é raro ainda acontecer, quando digo a alguém que sou Consultora de Imagem, haver uma expressão de estranheza e surpresa do outro lado. ‘A sério, o teu trabalho é ir às compras com as pessoas e vasculhar guarda-roupas?’ Sim, de maneira demasiado simplificada, é isso que eu faço e esta profissão existe. Apesar de estar já em franco desenvolvimento no nosso país, a verdade é que é ainda um serviço muito desconhecido para a maioria das pessoas. Ou então, é ainda encarado como algo fútil ou supérfluo, não se percebendo a verdadeira importância de cuidar da própria imagem.
Vocês, desse lado, sabem o que é a Consultoria de Imagem, como se processa e quais os benefícios que podem retirar deste serviço?
A atividade de consultor de imagem já existe nos EUA há mais de 30 anos e, no início, dirigia-se quase exclusivamente a figuras públicas, como os políticos. Neste meio, há já muito tempo que se percebeu a importância fulcral da imagem na comunicação pessoal. Por exemplo, a cor da gravata é escolhida criteriosamente tendo em conta a mensagem que se quer passar e a percepção que se pretende dos eleitores.
Um bom caso ilustrativo da relevância da imagem foram os debates entre os candidatos à presidência John F. Kennedy e Richard Nixon em 1960. A vitória era dada a Nixon nos debates radiofónicos enquanto que nos debates televisivos Kennedy batia o outro candidato aos pontos. A explicação deste fenómenos não está, portanto, no conteúdo das ideias dos dois candidatos mas sim na imagem – o ar mais afável e a beleza de Kennedy era preferida ao ar mais duro e pesado do candidato republicano. Assim, não interessa só o que se diz mas também como a mensagem é passada e tanto a comunicação não-verbal como a imagem pessoal são elementos essenciais a ser trabalhados para se obterem os melhores efeitos.
Mais recentemente, a Consultoria de Imagem alargou o seu público e tornou-se democrática e acessível ao cidadão comum. De forma individual, no dia-a-dia, a nossa imagem é a maneira como as outras pessoas nos vêem, e influencia tudo na nossa vida, tanto a nível profissional como pessoal. Assim, ter boa imagem é fundamental para o sucesso diário. E mais do que roupa e moda, tem essencialmente a ver com a pessoa e com o seu desenvolvimento pessoal. Quando uma pessoa se sente bem consigo própria, ganha confiança e pode atingir grandes metas em todos os campos.
Como consultora de imagem formada obtive conhecimentos a nível de cores, estilos, tipos de corpo, maquilhagem, cabelo, saber estar, protocolo, marketing pessoal, coaching, etc, essenciais para conseguir compreender as necessidades e motivações das minhas clientes e saber aconselhá-las de acordo com o seu caso específico.
Uma consulta de imagem não é uma mera mudança de visual. A mudança de visual acaba por ser pontual, a pessoa sente-se bem na mesma, mais confiante, mas depois chega a casa e não sabe como usar a seu favor o que tem no armário nem como manter essa mudança. Na consultoria de imagem é fundamental analisar o contexto social, profissional, económico e familiar da cliente, perceber como é o estilo de vida, quais são os seus gostos e aquilo que em termos de estilo se identifica, estudar o tipo de corpo de modo a usarmos a roupa a nosso favor, assim como a personalidade – o objetivo final é o nosso exterior refletir o nosso interior. Toda a gente quer sentir-se bem na sua pele e passar a imagem certa.
Com esta informação eu componho, então, o puzzle. Compõe-se, assim, a nova imagem da/o cliente que se adequa coerentemente à sua personalidade, estilo de vida e objetivos. Aconselho e mostro, de forma mais ou menos prática, o estilo de peças de roupa, formas e cores ideias à pessoa, assim como o corte de cabelo e maquilhagem mais favorecedores, para uma imagem completa.
Os serviços de consultoria de imagem podem ser realizados separadamente, por exemplo: ir só às compras, ou ver o closet, ou fazer o teste das cores ou perceber melhor de auto-maquilhagem, de acordo com a necessidade específica de cada um. No entanto, se está à procura de uma mudança global e mais efetiva, o que acabo sempre por recomendar é o serviço total que no caso da LOOK A DAY é o Total New Look. É aquele que eu acredito que potencia uma mudança mais sustentável já que passa por todas as fases e tem muita componente prática (no closet e no shopping, essencialmente) que eu defendo que é fundamental para verdadeiramente assimilar a informação e a mudança.
Para perceber melhor, e porque muitas pessoas chegam até mim justamente com a dúvida de como se desenrola o processo de consultoria de imagem, a própria logística em si, deixo aqui explicado todos os passos do TOTAL NEW LOOK da LOOK A DAY. Dura, mais coisa, menos coisa, 10h, e processa-se geralmente da seguinte forma:
- No primeiro momento ainda faz-se o Teste das Cores, para aferir as cores mais favoráveis ao seu tom de pele, e nesta mesma altura, ao domicílio, faz-se a primeira parte do Closet New Look, ou seja, vejo o guarda-roupa, fazemos uma triagem das peças, avalio o que a favorece e que deve ficar e o que não, como conjugar de forma diferente as peças que tem e chegamos a uma lista de peças em falta a adquirir no shopping; (3h)
- De seguida, noutra sessão, realizamos as 3h de Personal Shopping de acordo com o orçamento da cliente e todas as informações que já me facultou;
- No último momento, voltamos a casa da cliente e realizamos a Makeup Lesson – uma aula de auto-maquilhagem para o dia-a-dia e para a noite, e construímos uma imensidão de looks com a sua roupa nova e a que já tinha que a cliente veste e eu registo fotograficamente, para ficar depois com essa memória dos looks no Book. (4h)
- E ao longo de todo o processo é enviada informação personalizada com o resumo de todo o processo e a compilação da Análise de Estilo.
![]() |
3 dos mais de 50 looks finais do processo de Total New Look de uma cliente LOOK A DAY. Gira, não? 🙂 |
O serviço completo de mudança de imagem da LOOK A DAY pode ser, assim, realizado em 3 sessões/dias. Para marcações, já sabem, é só enviar mail para mail@look-a-day.com.
Tinham dúvidas sobre o serviço de Consultoria de Imagem ou sabiam exatamente como se processa? Já recorreram a uma consultora de imagem ou pensam recorrer? Consideram importante? Digam tudo!! 🙂

0 Comments