Hoje aqui vos trago um livrinho para ficarem ainda mais espertalhonas! Rework de Jason Fried e de David Heinemeier Hansson, os fundadores da 37 Signals – uma pequena empresa que fatura milhões, tem como objetivo mudar para sempre o modo como trabalhamos, como promete a versão portuguesa. É fato conhecido que a produtividade portuguesa fica muito a desejar já que nos acabamos por perder em imensa burocracia e talvez não sejamos também os melhores em gestão de tempo e afins .
Jason e David fizeram crescer a sua empresa de software através de uma filosofia de trabalho revolucionária e, por isso, nunca investiram em publicidade nem andaram a correr atrás de clientes e investidores. O que faz sentido para eles no trabalho é a satisfação pessoal, a produtividade e a defesa de um ideal. No livro são descritas várias máximas que regem os dois empreendedores e que comprovadamente eles praticam. Aquilo que achamos que sabemos que é necessário acontecer para criar um negócio e geri-lo eles dizem que não é bem assim.
Os bussiness plans não servem rigorosamente para nada, estratégias a longo prazo muito menos, os dois sócios não perdem tempo em reuniões que dizem ser uma praga, até porque nem têm escritório e defendem que se deve trabalhar entre 10 a 40 horas por semana – mais do que isso é um mau exemplo para os colegas. Eu acrescento, para a população em geral.
Para vos aguçar ainda um pouco mais a curiosidade, deixo-vos aqui mais umas máximas fantásticas que podem encontrar explicadas em Rework:
- Não é assim tão importante aprender com os erros;
- Planear é dar palpites;
- Arranque com alguma coisa;
- A falta de tempo não é desculpa;
- Precisa de menos do que julga;
- Ignore os pormenores ao princípio;
- O bom é óptimo;
- Vá dormir;
- As listas muito grandes ficam sempre por cumprir;
- Faça menos do que a concorrência;
- O que eles estão a fazer não interessa nada;
- Por sistema, diga não;
- Não confunda entusiasmo com prioridades;
- Os currículos são ridículos;
- Esqueça a educação formal;
- A inspiração tem prazo de validade.
Quer estejam com vontade de começar a trabalhar por conta própria, já nesse caminho ou mesmo que trabalhem para alguém, recomendo mesmo a leitura de Rework. O nosso trabalho ocupa cerca de dois terços da nossa vida, se não mais, por isso, é fundamental que ele funcione a nosso favor, seja uma fonte de prazer e realização e não apenas uma obrigação que nos dá um rendimento ao final do mês (ou quando calha). Re-pensem a forma como trabalham e sejam mais felizes! 😉
0 Comments