Neste passado sábado, dia 30 de setembro, fui, de novo, brevemente famosa por uns instantes – sim, toda a gente sabe que quem aparece na tv é famoso. Tive o prazer de participar no programa O Biosfera, da RTP2, que é um magazine semanal dedicado a questões ambientais.
Todas as semanas há um tema e o último episódio foi sobre o lado obscuro do mundo da moda. “É a segunda indústria mais poluente do mundo e, ainda assim, o seu impacto passa despercebido à maioria da população. O fast-fashion mudou a forma como olhamos para moda, com impactos brutais no ambiente e na vida das sociedades.” Dei o meu contributo enquanto consultora de imagem, demonstrei com o meu próprio guarda-roupa e falei do conceito dos armários cápsula, do qual sou fã, e que utilizo também no meu trabalho de análise e re-organização do guarda-roupa com as minhas clientes. Sou completamente adepta de simplificar o estilo, de fazer mais com menos e de ir às compras no armário com o intuito de aproveitar e re-utilizar ao máximo as peças de roupa que a pessoa já tem em vez de partir para as compras indiscriminadas e sem consciência. Geralmente não precisamos de comprar mais mas sim de saber usar melhor o que temos e, assim, é possível contrariar o passo à velocidade da luz que a indústria Moda impôs hoje em dia e construirmos uma relação com o nosso estilo pessoal que passa mais pelo auto-conhecimento do que pelo consumo.
Apareço por volta do minuto 23′ mas assistam ao programa completo (link aqui e em baixo), que é mesmo muito interessante! Vão aprender imensa coisa sobre o mundo da moda que, como consumidoras apenas, podem não estar tão atentas e perceber, de forma simples, o impacto que a nossa forma de consumir tem tido no meio ambiente assim como que podemos ter um papel ativo na solução do problema questionando e avaliando a nossa forma de comprar e usar a moda. E vão ainda ficar a conhecer um projeto super interessante, o Fashion Revolution, um movimento global que procura mudar a forma como a nossa roupa é fornecida, fabricada e consumida de modo a que seja feita de forma limpa, segura e justa. Achei super útil o evento de trocas que dinamizam onde podemos levar a nossa roupa que já não queremos quando fazemos o closet detox (em boas condições) e trocar por outras peças que nos interessem, tudo sem trocas comercias, apenas de peça por peça, promovendo, assim, a reciclagem e maior tempo de vida das mesmas.
Assistam mesmo que o episódio está mesmo muito informativo e gostei bastante do resultado final – obrigada à produção e equipa d’ O Biosfera pela consideração e simpatia. 🙂
Biosfera (XV) – Episódio 26 – RTP Play – RTP
0 Comments