![]() |
www.pinterest.com/lookaday/style/ |
Uma boa fatia das clientes que já tive até agora tem como objetivo o seguinte: ter um estilo próprio definido! Geralmente, o que sentem é que têm coisas muito diferentes e dispersas no armário e que as peças não se interligam e que o seu estilo altera muito de um dia para o outro. Daí surge a necessidade e vontade de ‘encontrarem’ o seu estilo que, normalmente, se prende com uma ideia pré-concebida de que temos que nos inserir em alguma categoria de estilo por alguém definida – que tem que haver uma gavetinha, apenas, onde nos possamos arrumar. Também sentem isso?
E o que acontece é que essa sensação gera muita ansiedade, porque é praticamente impossível chegarmos a um guarda-roupa homogéneo e coerente, dentro, claro, daquela ideia de categoria de estilo que temos na nossa cabeça.
![]() |
www.pinterest.com/lookaday/style/ |
A dica, então, é a de que, simplesmente, se livrem dessa crença e necessidade de se rotularem. É normal não termos apenas um estilo, não nos inserirmos a 100% na categoria clássico ou desportivo ou vintage. É normal gostarmos e termos peças de influências diferentes e de estilos distintos. É essa mistura e a junção de todos os nossos gostos que constituem o nosso estilo. As misturas e a heterogeneidade é o que impera no momento, a todos os níveis – todos temos várias faces e várias dimensões e é perfeitamente normal que essa diversidade se reflita também no nosso estilo e guarda-roupa.
Portanto, se gostam de elementos muitos femininos mas ao mesmo tempo adoram certas peças masculinas, não se sintam mal nem confusas – incorporem as várias referências nos vossos looks, misturadas ou de acordo com o vosso estado de espírito, e é esse resultado que vai criar o vosso estilo único e pessoal.
As imagens, em especial a que está em seguida, exemplifica bem o que é ter um estilo próprio sem rótulos – renda estilletos mega femininos conjugados com uma sweater bem desportiva e boyish. Gostos diversos criaram, aqui, um look e estilo diferente e distintivo.
![]() |
www.pinterest.com/lookaday/style/ |
Outra dica se também sentem dificuldade, antes de tudo, em saber do que gostam e o que constitui o vosso estilo: criem o vosso próprio stylebook! Num pequeno caderno ou online, através de um blog, Tumblr ou conta de Pinterest, recolham e guardem tudo aquilo de que gostam, que captou o vosso olhar ou com que se identifiquem. Recortem imagens de revistas, naveguem por blogs e guardem os looks e inspirações que tocaram o vosso coração. Registem tudo no vosso caderninho ou stylebook online e ao fim de algum tempo esse vai ser o vosso verdadeiro livro de estilo. Todas as diferentes influências que recolheram vão refletir, assim, o vosso gosto e estilo único! 😉
Libertarem-se dessa ansiedade e confusão estilística é meio caminho andado para ganharem mais confiança na vossa imagem e no geral. Comprovado na primeira pessoa, porque eu era um desses casos! 😉
E desse lado, também costumam sentir que não têm um estilo definido? Ou já abraçaram todos os vossos gostos e guarda-roupa ‘caótico’ sem problemas?

A sério, como é que eu só descobri o teu blog agora?!?! :p Adoro as dicas, a maneira de descomplicar aquilo que muitas vezes nos parece um bicho de sete cabeças 🙂 Eu ando a tentar abraçar o meu roupeiro caótico (sem aspas, mesmo :p), mas faltam-me algumas peças chave para ficar 'completo'.
beijinhos
Ahaha também não sei!?! 🙂 Obrigada! 😀 Talvez também te falte retirar muitas peças não chave a mais para realmente descomplicar esse roupeiro caótico – normalmente usamos apenas 20% do nosso armário e os restantes 80% só lá estão a ocupar espaço e a dificultar a tarefa de vestir! 😉 Menos é, definitivamente, mais! beijinhos