Sendo a Marca Pessoal o nosso conjunto de expetativas, memórias, estórias e relações o que se avalia é, no fundo, todo o nosso comportamento. A nossa marca é o que dizem de nós quando não estamos na sala, por isso, é a impressão que as nossas atitudes deixam nos outros que conta. Dizer que somos ou vamos fazer isto ou aquilo é muito bonito, mas se a ação não acompanhar as palavras, elas não têm significado nenhum. E a nossa reputação – opinião que os outros têm acerca de nós – baseia-se em ações, não em palavras bonitas. Por isso, algo que defendo é o conceito de Marketing da Boa Pessoa. Não é nada científico mas hei-de patentear porque faz todo o sentido. Focarem-se e trabalharem o vosso caráter e comportamento é importante, seja para gerirem a opinião alheia, perseguirem os vossos objetivos, avançarem com um negócio próprio, mas até mais do que isso. Uma conduta consistente permite-vos, não só passarem uma boa imagem e construírem uma boa reputação, nos dois mundos em que vivemos hoje – online e offline, mas principalmente, dormirem descansados à noite. E não há nada que pague isso.
Aqui, em seguida, estão, então, 20 formas de aplicarem o Marketing da Boa Pessoa e garantirem que a vossa reputação trabalha a vosso favor:
- Age de forma simpática e cordial, sempre, não apenas quando precisas de alguma coisa;
- Admite quando não sabes alguma coisa – não inventes e finjas que sabes – hoje em dia é demasiado fácil confirmar qualquer tipo de informação;
- Assume a responsabilidade por tudo na tua vida – o teu negócio, as tuas decisões, os teus erros. Pára com as desculpas;
- Diz sempre a verdade – diz que a mentira tem perna curta e é bem verdade;
- Se dizes que vais fazer uma coisa, faz. Se prometes, cumpre. Respeitas prazos e compromissos;
- Para além de dizeres sempre a verdade, dá a mesma informação a toda a gente;
- Evita ao máximo atrasos para compromissos mas se não consegues evitar, pelo menos, avisa que te vais atrasar. E se achas que vais chegar meia hora depois, não digas que são só 5 minutos;
- Sê acessível e fala da mesma forma com toda a gente, mesmo e especialmente com quem não pode fazer nada por ti;
- Adequa a postura e linguagem aos teus interlocutores – não fales com um possível investidor no teu negócio da mesma forma que falas com o teus amigos no café;
- Responde com alguma rapidez aos emails e mensagens, durante o mesmo dia, por exemplo. Ou vá, responde aos emails e mensagens que te enviam, mesmo que não te interessem. Cara a cara, se tu falas com alguém e não te respondem, é rude, certo? No meio online também;
- Adopta um estilo e aparência adequado ao contexto e papel que estejas a desempenhar;
- Respeita sempre os teus valores e princípios – estes devem ser a base do teu comportamento e transversais a várias situações na tua vida;
- Reconhece os teus pontos fortes e qualidades mas não exageres – não precisas de os enumerar a toda a gente que encontras na rua;
- Evita dizer mal seja de quem for, mesmo daquele ex-chefe ‘complicado’. Evita ao máximo a crítica, seja de que forma e em que meio for. Em vez disso, elogia;
- Aprende a dizer não, não adies decisões e enroles as situações;
- Sê consistente, imparcial, confiável;
- Não empurres os problemas para debaixo do tapete e vivas na fantasia – encara os factos e concentra-te em encontrar soluções;
- Sê original, inspira-te mas usa a tua criatividade e não copies o trabalho alheio;
- Assume-te perita apenas em algo que possas comprovar;
- Todos cometemos erros e estamos continuamente a aprender mas esforça-te por ser uma pessoa correta – segue a conhecida e antiga máxima: não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti! 😉

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