Na vida ou no trabalho, no esforço para construírem a vossa marca pessoal, o melhor seria, basicamente, não fazerem nada, certo? Serem autênticos, vocês mesmos. Parece mais fácil do que na realidade é porque todos acabamos por nos conter, por tentar ser o que os outros esperam de nós, oferecer o que achamos que os nossos clientes querem, ceder às convenções e pressões da sociedade, o que for.
No entanto, obter o respeito dos nossos pares, ser apreciado e reconhecido, ter a confiança alheia por sermos exatamente quem somos será o melhor cenário possível. É também útil para a nossa reputação online e offline e, apesar de difícil, é possível. Passa muito por utilizarmos o poder da vulnerabilidade e a política da honestidade, o tal do Marketing da Boa Pessoa de que já vos falei aqui.
Serem influentes devido à vossa autenticidade e consistência terá que ser o vosso objetivo final e não mais dinheiro ou poder. Uma boa dose de auto-conhecimento é essencial – como em tudo, aliás – conhecerem os vossos valores-base e perseguirem os vossos sonhos e objetivos de forma ética e autêntica. Se acham que precisam de um empurrãozinho para se soltarem mais ou libertarem das prisões mentais e alcançarem um Eu mais autêntico e genuíno, aqui vão algumas ideias do que podem começar a fazer:
- Invistam no tal do auto-conhecimento. Não precisam de virar budas espirituais, não tem que ver com isso. Passa por dedicarem tempo a porem-se em causa, a avaliarem o vosso momento presente, a perceberem quais são os vossos pontos fortes e menos fortes, a revisitarem os vossos sucessos, a construírem uma maior confiança em quem são. Tudo isto é aquilo em que se devem focar ao invés de se preocuparem com os que os outros pensam.
- Apostem também, no mesmo sentido de se conhecerem melhor, em descobrir o vosso estilo. Se querem comunicar autenticidade, aquilo que vestem e toda a vossa postura pode e será um poderoso auxiliar na construção dessa imagem verdadeira. Logo, um estilo com que se sintam confortáveis, que vos identifique e que seja, literalmente, ‘a vossa cara’, é a demonstração visual de quem vocês exatamente são, em qualquer contexto.
- Melhorem a vossa inteligência emocional. Ao apostarem no auto-conhecimento, através do Coaching, por exemplo, e fazendo o trabalho ativo dos exercícios que fazem parte, já estão a aumentar vários pontos na vossa escala de domínio das emoções. Perceberem que as vossas ações afetam os sentimentos dos outros, desenvolverem empatia, identificarem e gerirem as vossas próprias emoções de forma a comunicarem também de forma mais construtiva e não destrutiva, permite que tenham uma conduta mais autêntica. Assim como aceitarem melhor as situações de rejeição e aprenderem com elas, perceberem que a vida não é perfeita mas que é sempre possível fazer o melhor que se consegue mesmo em tempos difíceis, ajuda na postura mais genuína que se pretende em vez de negação da realidade.
- Aprenderem a gerir e a ultrapassar os medos. Reconhecerem, primeiro, os que vos assusta e a origem e até falarem sobre eles, mostra que são humanos. Toda a gente tem medos e mostrarem-nos, sem se deixarem dominar, permite-vos criar um elo de identificação e uma aura de autenticidade.
- Expressem-se de forma genuína. Não tenham medo de dizer as coisas como elas são, de partilharem o vosso verdadeiro Eu com os outros. Falem do que vos apaixona (pode ser um vosso projeto) com o coração, expressem o vosso ponto de vista – tenham um ponto de vista – e comuniquem sem joguinhos ou tentativas de manipulação e as pessoas vão ‘comprar’ tudo aquilo que vocês tiverem a vender, realmente ou não, porque se sente que é verdadeiro.
- Parem de procurar pela perfeição. Ela não existe – procurem, sim, a excelência, façam e sejam o que melhor que podem e sabem. Admitam as vossas falhas e limitações, é também isso que vos aproxima dos outros e vos dá autenticidade.
- Aceitem e amem-se, exatamente, como são. A aceitação leva a um maior nível de cuidado connosco e uma auto-confiança elevada está a par com o auto-conhecimento e permite uma postura mais desapegada e autêntica.
- Deixem a vossa marca. Autenticamente, espalhem o vosso legado de inspiração, inovação, ideias – a vossa história, quem vocês genuinamente são. Qual é a vossa marca autêntica? 🙂
“Your time is limited, so don’t waste it living someone else’s life. Don’t be trapped by dogma, which is living with the results of other people’s thinking. Don’t let the noise of others’ opinions drown out your own inner voice. And most important, have the courage to follow your heart and intuition. They somehow already know what you truly want to become. Everything else is secondary.” Steve Jobs
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