![]() |
pt.pinterest.com/lookaday/coach-yourself/ |
As boas relações mantém-nos mais felizes e saudáveis. É esta a grande conclusão do estudo mais longo feito sobre a Felicidade, sobre o qual Robert Waldinger, psiquiatra, fala na Ted Talk que eu, tão fofa, vos disponibilizo aqui em baixo.
O estudo, que durou 70 anos, tinha como objetivo responder à pergunta – o que nos mantém felizes e saudáveis à medida que a nossa vida decorre? Os tempos atuais e senso comum poderiam levar-nos a pensar que é ter dinheiro e poder ter a casa e o carro dos sonhos, deter fama mundial… mas vocês já sabem a resposta – não é nada disto! No vídeo podem ver as grandes conclusões retiradas deste estudo e eu já vos adiantei que as relações que criamos e mantemos ao longo da nossa vida têm muito que ver com o nível de felicidade e satisfação com que chegamos ao fim da nossa vida.
Isto não significa que temos que ser as rainhas da festa e ter uma agenda cheia de contatos – não tem que ver com a quantidade de conhecidos que acumulamos, mas sim com a qualidade das nossas relações mais íntimas. Podemos estar sempre rodeados de pessoas e sentirmo-nos profundamente solitários. Segundo o mesmo estudo, pessoas que se sentem sós não são tão felizes. Assim como viver no meio de conflitos é muito mau para a nossa saúde.
Por isso, se querem construir uma vida longa e preenchida, daquilo que interessa, que são momentos felizes, podem esquecer a conta bancária e focar-se em criar boas relações com quem vos é mais próximo – a família, os amigos, a vossa cara metade, a comunidade, etc. Uma boa vida constrói-se assente em boas relações, que fazem, inclusive, maravilhas pela nossa saúde. Eu ainda acrescento que é muito importante ir também fazendo a seleção das pessoas que deixamos entrar na nossa vida – mesmo que nos sejam próximas, não há problema em deixar ir ou afastarmo-nos de quem não nos faz bem nem deixa feliz.
Por isso, interessa saber e avaliar – de 0 a 10, qual a qualidade das vossas relações? Não é a ideal? Como podem melhorar a vossa satisfação com as relações na vossa vida?
Pensem com dedicação e sejam felizes! 🙂
0 Comments